Major Olímpio (PSL-SP) sofreu morte cerebral em decorrência de complicações da covid-19
Major Olímpio (PSL-SP) sofreu morte cerebral em decorrência de complicações da covid-19LUCIO BERNARDO JR/Câmara dos Deputados
Por Leandro Mazzini
A CPI da Pandemia, idealizada no Senado para investigar os atos do presidente da República e do Ministério da Saúde, já conta com 32 assinaturas, mais do que o necessário por regimento para ser aprovada pela Mesa Diretora da Casa. A decisão agora está na caneta do presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco. A morte de Major Olímpio – o terceiro parlamentar do Senado vítima da covid-19 – causou mais comoção entre os pares e a comissão ganhou força entre gabinetes. A lista antiga contava com a assinatura de Olímpio. A despeito da sua saída do ministério, caso a CPI seja oficializada, o general Eduardo Pazuello será convidado a depor.

Dois lados

Os maiores entusiastas da CPI são os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Humberto Costa (PT-PE), Cid Gomes (PDT-CE). Mas há aliados do Palácio dispostos a avalizar.

Fogos

Um foguetório de 20 minutos na noite de sábado perto do Palácio da Alvorada. Foi assim que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro o homenagearam pelo aniversário.

Front do balcão

O número é assustador. Pelo menos 17 farmacêuticos morreram em Brasília vítimas de covid-19 até a sexta-feira. O sindicato da categoria vai pedir prioridade na vacinação.

Negócio da cova

Funerárias das capitais já foram informadas de que vai faltar caixão a partir desta semana. Os maiores fornecedores são do Rio Grande do Sul e deram o alerta.

Cadê vocês?

Muito já se fez em outras épocas de crise de abastecimento nacional, ou por vítimas de seca e enchentes. Mas no pior cenário da pandemia de covid-19, não se vê campanha alguma de solidariedade das igrejas (Católica e evangélicas), nem da mídia, para arrecadação de cesta básica. O auxílio emergencial não está dando conta.

Ex-amigo

Bolsonaro não emitiu um “a” sequer em homenagem in memoriam ao ex-senador Major Olímpio. O Palácio confirmou que não emitirá nota. Olímpio obteve 9 milhões de votos por São Paulo e foi o maior incentivador de Bolsonaro no estado.

Paulistana

A carioca Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson e futura manda-chuva do PTB, mudou-se para São Paulo. Já tem o título de eleitora da capital e disputará a Câmara dos Deputados.

Saudade de irmão

O ex-senador Magno Malta está tão alheio à política que soube mais de 24 horas depois do anunciado da morte do vereador e ex-colega de Câmara Irmão Lázaro, vítima de covid-19. Caiu no choro convulsivo. Malta atua hoje como empresário de lutadores de MMA e é dono de uma rádio.

Cultura agoniza

Brasília perdeu dois dos seus maiores livreiros, em tempos tão difíceis para o meio cultural. Gilvan do Sebão, da 409 Norte, e Luís da Livraria Pindorama, da 505 Sul.

Retrato do Brasil

A bandeira do Brasil no Pavilhão Nacional ficou tremulando com um grande rasgo por cinco dias na Praça dos Três Poderes. O flagrante foi do experiente fotógrafo Orlando Brito.

ESPLANADEIRA

# IdeiaGov, hub de inovação do governo de São Paulo, promove 1º Fórum de Inovação em Governo, evento online e gratuito, no dia 25. # Startup Insider, marca de roupas funcionais, lança campanha “Semana do Consumidor Consciente” para doar 10 mil máscaras anti-Covid-19. # Pathfind desenvolveu produto que une roteirizador dinâmico, aplicativo para motoristas, "Paths".
A seção Esplanadeira divulga informações de cultura, esporte, mercado, ações sociais e outras, sem qualquer contrapartida de anúncios ou financeira. Envio de sugestões para reportagem@colunaesplanada.com.br .