Ex-ministro da Educação, Mendonça FilhoMarcelo Camargo/Agência Brasil
(EBSERH) do Governo Federal, foram desativadas. Por falta de repasse de recursos da União, os leitos Covid-19 nas Santas Casas de Adamantina e Osvaldo Cruz, em São Paulo, também foram fechados em 1° de janeiro.
No Hospital Bom Jesus, mantido pela Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), leitos de UTI Covid-19 Adulto também foram desativados na última semana. E Pernambuco atingiu o maior número de pessoas com problemas respiratórios internadas em UTIs, em seis meses.
Conforme recente boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ainda que não provoque muitos casos graves e fatais, a variante poderá “sobrecarregar o sistema de Saúde, caso ele não esteja preparado para enfrentar este novo cenário”.
Chapa
Ex-ministro da Educação no governo de Michel Temer, Mendonça Filho (FOTO) tem se cacifado como possível nome do União Brasil para compor a eventual chapa presidencial encabeçada pelo ex-juiz Sergio Moro.
O ex-ministro mantém diálogo constante com Sergio Moro desde o encontro que tiveram há pouco mais de um mês, em Recife, quando o ex-juiz lançou seu livro na capital pernambucana. Além de Mendonça, o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, e o ex-ministro, Luiz Henrique Mandetta, são cotados para a eventual chapa.
Entrelinhas
Além da troca de elogios, a presidente do PTB, Graciela Nienov, deixou um recado nas entrelinhas da recente conversa com o presidente Jair Bolsonaro (PL): o partido quer ser lembrado, em abril, quando titulares dos ministérios sairão para disputar as eleições.
Chuvas
Os deputados Elias Vaz (PSB-GO) e Camilo Capiberibe (PSB-AP) enviaram requerimento ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, com pedido de convocação da Comissão Representativa - instalada nos períodos de recesso parlamentar - para debater soluções aos estados que estão sofrendo com as fortes chuvas no país.
Veto
A portaria da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) que permite a regularização de empresas do Simples “auxilia” os pequenos negócios que estão com seus débitos já inscritos em Dívida Ativa da União, “mas não resolve a situação dos débitos que ainda estão na Receita Federal”. A crítica é do presidente do Sebrae, Carlos Melles, ao defender que o Congresso derrube o veto de Bolsonaro ao Refis.
Mínimo x inflação
O valor do salário mínimo estipulado pelo governo federal em 2022 é de R$ 1.212, mas a quantia não é suficiente nem mesmo para repor a inflação de 2021, que fechou em 10,06%. Para isso, o piso deveria ser de R$ 1.213. Pelo terceiro ano consecutivo, o valor não teve aumento real.
Furto de cabos que deixou no escuro a ponte JK, em Brasília, é um cuspe na sociedade brasiliense. A polícia está às cegas também, pelo que parece. Além dos 4km furtados à luz do dia, foram 19 km em 2021.
ESPLANADEIRA
# A ONG Visão Mundial lançou o “Ven, Tú Puedes!” para apoio a migrantes venezuelanos vítimas de violações trabalhistas no Brasil. # A plataforma de cursos do Itaú Social (Polo) atingiu 100 mil usuários, com 80 mil certificados para profissionais de Educação e do terceiro setor. # O Ministério Público do Trabalho na Paraíba notificará todas as empresas de João Pessoa a apresentarem o comprovante de vacinação de seus colaboradores contra a covid-19. # Fundada em 29 de janeiro de 1997, a Rádio Senado lançou um site para comemorar seus 25 anos. Nele, estão disponíveis fotos, áudios históricos e depoimentos (https://www6g.senado.gov.br/radio25anos/).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.