esplanadaizanio
Tecidos e equipes para atender às solicitações do Ministério da Saúde. As tripulações encontram-se de sobreaviso em tempo integral e em todo o país”, avisa a Aeronáutica. Desde 2016, a FAB transportou 1.729 órgãos, em 1.539 missões até mês passado. “Fígado e coração são os órgãos mais transportados”. Há duas semanas, após a coluna revelar a farra de voos com jatinhos para cinco ministros irem para casa no fim de semana, os inquilinos das pastas deram um freio na luxúria respaldada pelos cargos.
As festas do Partido dos Trabalhadores pelos seus 43 anos, que começaram no fim de semana, num cronograma de diferentes eventos, culminaram no jantar em Brasília na noite desta terça-feira com ingressos a preços milionários – mas todas elas com um cardápio amargo para os aliados. Até petistas, aliás, não estão aceitando a ordem do presidente Lula da Silva em falar tratar como “golpe” o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Apontam que é um desrespeito à Constituição, ao Congresso e ao STF.
“Nova” Itaipu
Enio Verri renunciará ao mandato de deputado federal eleito pelo PT de Maringá (PR) após o Carnaval. É apontado como o apadrinhado da presidente do PT e conterrânea Gleisi Hoffmann para o cargo de diretor-geral da Usina de Itaipu. E contam os mais próximos que pode levar junto, como assessor especial, o ex-deputado André Vargas, condenado e preso na operação Lava Jato, hoje em liberdade. A ordem prioritária do PT é dar um jeito de tirar os militares das diretorias e gerências da estatal.
Após quatro anos usada como cabide de empregos para blogueiros e apoiadores bolsonaristas, além de alguns militares no comando, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) volta para as mãos de um jornalista. Foi nomeado ontem Hélio Doyle, ex-TV Globo, que chega com o desafio de redefinir o papel da emissora estatal. Os pedidos de empregos chegaram às centenas – e aí outra missão, não politizar as escolhas. A EBC
tem 1.700 empregados em três capitais, e 128 vaga serão para comissionados.
A Legislatura promete novidades. Deputado Giovani Cherini (PL-RS) quer lançar a Frente do Bambu; Maria Rosas (Republicanos-SP) luta pela Frente da Beleza e do Bem-Estar; Arnaldo Jardim (CDD-SP) propôs a Sessão Solene do Carro Flex. A deputada Tábata Amaral (PSB-SP) apresentou um PL (1396/22) que institui o 28 de maio como o Dia Nacional da Dignidade Menstrual. A relatora Rejane Dias (PT-PI) foi favorável.
Amigos próximos do almirante Almir Garnier enviaram mensagens à coluna, afirmando que ele dorme tranquilo após a saída do comando da Marinha, com uma trajetória de mais de 40 anos na Força. “Ele sempre agiu dentro da legalidade, e com muito mais atenção ainda no período em que exerceu o Comando”. Hoje na reserva, tem a certeza do dever cumprido. A despeito do descanso pós-Esplanada, ele em breve pode assumir outra função de destaque nas Forças Armadas.
ESPLANADEIRA
# Fundação do Câncer e Afya lançam curso de pós-graduação em Alta Tecnologia em Radioterapia. # Giraffas e Brasil Cacau criam linha de sobremesas para 2023. # Robbu está com vagas abertas para as áreas de tecnologia, marketing, web design e desenvolvimento de negócios. # F2 Incorporadora e Construtora irá representar o Brasil na Placo Saint Gobain internacional. # Roche Brasil anuncia novas presidentes em Farma e Diabetes, Lorice Scalise e Ana Tuñón. # Efí e Grupo Gerencianet abrem vagas para profissionais para atuar remotamente.
Colaboraram Carolina Freitas, Sara Moreira e Izânio Façanha (charge)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.