A confusão teve início em 2024Reprodução/Instagram/TV Globo
Entenda ausência de Leonardo no show 'Amigos', na TV Globo
O cantor se recusa a pisar na emissora após um acontecimento que tomou contou conta da rede de comunicação no final de 2024
O cantor Leonardo decidiu não participar do especial de 60 anos da TV Globo, realizado na última segunda-feira (28), no Rio de Janeiro, e sua ausência logo repercutiu nas redes sociais. A escolha do sertanejo tem origem em um atrito com a emissora, motivado por uma matéria exibida em outubro de 2024. O artista foi convidado para se apresentar ao lado dos outros membros do grupo Amigos. As duplas Chitãozinho & Xororó e Zezé Di Camargo & Luciano aceitaram o convite, mas Leonardo declinou.
O motivo da negativa tem ligação direta com reportagens da Rede Globo que abordavam a inclusão do nome do famoso na “lista suja” de empregadores, sugerindo que trabalhadores em sua propriedade estariam em situação análoga à escravidão. A fiscalização feita em 2023 encontrou seis pessoas, uma delas sendo um jovem de 17 anos, atuando na Fazenda Talismã, localizada em Jussara (GO).
Na ocasião, a cobertura que a emissora fez sobre o caso foi grande, sempre citando o envolvimento do cantor, apesar da defesa alegar que não havia qualquer irregularidade e que as terras estavam sendo arrendadas para terceiros, responsáveis pelo cultivo de soja.
Pouco tempo depois, a Justiça determinou a exclusão do nome de Leonardo da lista. Contudo, a emissora dos Marinho não deu à decisão o mesmo destaque que havia dado à denúncia. A diferença no tratamento entre os dois momentos deixou Leonardo chateado com o ocorrido. A ausência de espaço na segunda fase do caso, quando ele foi retirado da lista, teria sido determinante para seu afastamento da emissora.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.