O programa estreou em 1992 e ficou no ar até 2010Reprodução/GNT

Vai completar 15 anos desde que o programa humorístico "Casseta & Planeta - Urgente!" deixou de ser exibido pela TV Globo e, apesar de algumas pessoas ainda perguntarem sobre a atração, não há qualquer previsão de retorno. A informação foi confirmada por Helio de La Peña, que contou que nenhum dos comediantes que integraram o elenco tem vontade de trazê-lo de volta.
O artista, que trabalhou ao lado de Bussunda (1962-2006), Hubert Aranha, Cláudio Manoel, Beto Silva, Marcelo Madureira e Reinaldo Figueiredo por anos, explicou como o grupo pensa. "Não temos vontade de retomar o programa, a situação é outra. O Cláudio Manoel tem uma boa definição: antes os caras eram eleitos por votos e hoje por devotos. Tem muita gente apaixonada pelos políticos de estimação, e é difícil fazer piadas com qualquer político sem ser massacrado", explicou ele.
O humorista lembrou que, entre as décadas de 1990 e 2000, os políticos, tanto da esquerda quanto da direita, costumavam encarar a si mesmos com mais leveza. Entrevistas em tom de sátira com figuras públicas sempre foram uma das assinaturas da atração humorística. "Eles sabiam a hora de falar sério com um jornal e quando era hora de fazer graça. Hoje em dia fica mais complicado", disse.

Apesar disso, se os antigos companheiros resolvessem retomar os quadros humorísticos, Helio de La Peña garante que o conteúdo teria de ser atualizado para refletir o contexto atual. Para ele, é inviável fazer piadas antigas sem revisões ou cortes, tendo em vista que o mundo mudou. "O humor é contemporâneo e teria de haver mudanças. Não faz sentido forçar a barra de trazer uma piada daquele tempo para hoje e querer que funcione. As pessoas naquela época também não se comportavam como as de hoje." Segundo o ator, uma das grandes dificuldades no Brasil atual está ligada à “interpretação de texto e de compreensão do que se pode ou não falar".

Nem mesmo o carinho do público e os pedidos frequentes por um retorno o motivam a produzir algo novo para a televisão. "As características do entretenimento e da sociedade mudaram. Antes tínhamos uma TV para toda a família se reunir naquele mesmo horário. Hoje é cada um no seu canto vendo e se distraindo com atrações sob medida para seu nicho", avalia.

Ele também reconhece a importância histórica do "Casseta & Planeta", mas não acredita que reviver o passado seja uma boa ideia. "Nós conseguimos fazer humor de alto nível e popular, trazendo uma série de inovações, sem muitos bordões e com a cobertura do noticiário com piadas. Éramos garotos de 20 e poucos anos, mas, agora, com 60 e muitos, fico mais instigado com meus trabalhos solo", afirma.