A artista faleceu aos 50 anosReprodução/Instagram

O falecimento de Preta Gil, ocorrido no último domingo (20), nos Estados Unidos, onde ela realizava um tratamento experimental contra o câncer, gerou uma grande comoção nacional e internacional. De acordo com informações divulgadas pelo telejornal RJTV, da TV Globo, a artista será trazida de volta ao Brasil na próxima quarta-feira (23), e o traslado está sendo providenciado pela família.
"A cantora ia voltar para o Brasil, mas não chegou a embarcar. Acabou morrendo aqui em NY e agora os parentes estão organizando a repatriação do corpo de Preta Gil para o Brasil, resolvendo essa burocracia e toda documentação que é necessária. Há informações de que o corpo de Preta Gil chegará no Brasil na quarta-feira (23). Em breve, a família Gil vai anunciar também os detalhes sobre as cerimônias de despedida", contou Carolina Cimenti, correspondente internacional que acompanhava o caso diretamente de Nova York, cidade onde Preta estava em tratamento.
"Preta estava nos EUA desde maio deste ano, veio para participar de um tratamento experimental por aqui, passou por consultas em dois hospitais especializados em câncer, um deles aqui em NY. Ela tinha descoberto esse câncer, um câncer no intestino, em janeiro de 2023, e vinha fazendo vários tratamentos desde então e fez uma breve pausa, quando teve um momento de respiro, quando o câncer parecia estar em remissão. Nesses últimos dois anos de tratamento, ela sempre tratou o assunto com muita força, muita coragem e muita transparência", completou.
A despedida à cantora acontecerá no Rio de Janeiro. Segundo explicou a apresentadora Mariana Gross, âncora do jornal local da Globo, a data da cerimônia ainda não foi anunciada oficialmente pela família. A jornalista Luana Alves ainda acrescentou: "A assessoria de comunicação do cantor Gilberto Gil acabou de confirmar para a gente que o corpo da Preta Gil deve chegar ao Rio de Janeiro já nos próximos dias e a cerimônia de despedida à cantora vai acontecer aqui na cidade".
A assessoria do cantor Gilberto Gil, pai da falecida artista, contou à imprensa que o local do velório ainda está sendo definido, mas existe a possibilidade de que ocorra no Theatro Municipal do Rio. "Acredito que o corpo chegue aqui quarta e aí a cerimônia de despedida será quarta ou quinta. O velório provavelmente será no Municipal e ela deve ser cremada", informou a publicação.