aposenta30abrARTE KIKO

Quase não se fala mais em outra coisa no universo dos aposentados. As últimas notícias sobre o Instituto Nacional de Seguro Social – INSS são sobre as fraudes cometidas contra os aposentados e que causaram bilhões de reais em prejuízos. Diversas entidades estavam envolvidas e descontavam valores das folhas de pagamentos dos aposentados sem que eles soubessem. No dia 23/04, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido do cargo após se tornar alvo de uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União. Confira os desdobramentos da operação e o que deve acontecer a seguir.

No dia 24 de abril, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, anunciou que o Governo vai suspender todos os descontos mensais feitos por associações e sindicatos nas folhas de pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS.
A diretora de Orçamentos e Finanças e Logística do INSS, Débora Floriano, afirmou que o instituto vai elaborar um plano para devolver os valores cobrados de forma indevida, mas como a devolução será feita ainda dependerá de dimensionar o tamanho da fraude. O Governo deve fazer um pente- fino nos descontos para saber quais devem ser devolvidos ou não.
A operação denominada “Sem Desconto”, prevê que cerca de R$6,3 bilhões precisarão ser devolvidos aos aposentados e pensionistas do INSS, referente ao período de 2019 a 2024.
O Ministro Carlos Lupi, em entrevista, disse que não foi omisso quanto às fraudes, mas que estava juntando provas e documentos para conseguir tomar uma atitude mais rigorosa, além disso citou a Instrução Normativa que excluía os descontos que não seguiam as normas das folhas dos aposentados. Contudo, afirmou que milhares de pessoas começam a receber benefícios todos os dias, e que fica muito difícil controlar a inclusão de descontos.
De qualquer forma, o que se espera é que a situação seja resolvida o mais rápido possível, visto que a maioria dos aposentados ganha apenas um salário mínimo, o que mal cobre as despesas básicas. Dessa forma, não é possível que tenham mais descontos em seu salário, muito menos se não tiverem ciência destes. Então, o Governo não pode fechar os olhos para esse público e precisa punir os responsáveis.
Para saber mais informações sobre o INSS, economia e finanças, você pode me acompanhar no meu canal no YouTube João Financeira e no meu perfil no Instagram @joaofinanceiraoficial.