Arte aposentados 16 julho 2025Arte Paulo Márcio

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai reformular seu modelo de atendimento para melhorar a experiência do cidadão nas agências. A nova estrutura, que começa a funcionar no dia 22 de julho, busca humanizar o contato presencial e facilitar o acesso de quem tem dificuldade com tecnologia.
Reforço no atendimento nas agências
O Brasil conta com 1.587 unidades do INSS, que passarão a ter mais autonomia para resolver demandas diretamente no balcão. Com isso, segurados não precisarão mais depender apenas do aplicativo Meu INSS ou da Central 135.
Central 135 e app terão gestão dedicada
Com uma coordenação-geral exclusiva para os canais digitais, o instituto pretende acelerar o tempo de resposta e aumentar a eficiência no suporte remoto.
Análise de benefícios mais rápida
Uma nova área técnica será criada para focar exclusivamente na análise de aposentadorias, pensões, BPC e auxílio-doença, com o objetivo de reduzir as filas e liberar os benefícios com mais agilidade.
Foco na inclusão social
O atendimento presencial volta a ser prioridade, principalmente para idosos e pessoas com pouca familiaridade com meios digitais. A ideia é garantir acolhimento e respeito a todos os públicos.
Nos próximos dias, o INSS deve divulgar quais serviços voltarão a ser realizados presencialmente em cada região, respeitando a capacidade das agências.
Para saber mais informações sobre o INSS, economia e finanças, você pode me acompanhar no meu canal no YouTube João Financeira e no meu perfil no Instagram @joaofinanceiraoficial.