Alívio do coração
No Evangelho desse domingo Jesus tem um recado muito importante para todos nós. Ele diz: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei”. O Senhor não reserva esta frase a alguns dos seus amigos, mas a dirige a todos aqueles que estão cansados e oprimidos pela vida.
Jesus sabe quanto a vida pode ser difícil. Sabe que muitas coisas cansam o coração: desilusões e feridas do passado, pesos a serem carregados e injustiças para suportar no presente, incertezas e preocupações para o futuro.
Perante tudo isto, a primeira palavra de Jesus é um convite a reagir: “Vinde”. O erro que cometemos quando as coisas não correm bem é permanecermos parados onde estamos. Nos momentos difíceis é natural querer estar sozinho, mas assim, fechados dentro de nós mesmos, vemos tudo escuro.
Jesus quer nos tirar destas areias movediças. Sair de si mesmo não é suficiente, é necessário saber para onde ir, porque muitas metas são ilusórias: prometem alívio e distraem só um pouco, garantem paz e proporcionam divertimento, deixando depois na solidão anterior. Por esta razão, Jesus indica para onde ir: “Vinde a mim”.
Muitas vezes, diante de um peso da vida ou de uma situação que nos faz sofrer, tentamos falar com alguém que nos escute, com um amigo, e é muito bom fazer isto, mas não esqueçamos Jesus! Não esqueçamos de nos abrirmos a Ele e de lhe contar a nossa vida, de lhe confiar as pessoas e as situações.
Ele espera por nós, não para resolver magicamente os nossos problemas, mas para nos tornar mais fortes em relação a eles. Jesus não nos tira os pesos da vida, mas sim a angústia do coração; não nos suprime a cruz, mas carrega-a juntamente conosco. E com Ele, todo o peso se torna leve, porque Ele é o repouso que nós buscamos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.