Câmara do Rio incluiu teve nova análise de vetos do prefeito Eduardo PaesRenan Olaz / CMRJ

A pauta recheada de vetos do prefeito Eduardo Paes (PSD) a projetos aprovados pela Câmara está incomodando os vereadores cariocas. Felipe Michel (PP) foi às contas: desde 15 de fevereiro, quando a Casa retomou os trabalhos, foram 233 análises, em nove dos 11 dias de plenário. Só na ordem do dia quarta-feira (15), foram 60, nas sessões ordinária e extraordinária. Entre as leis promulgadas pela Câmara, estão propostas como dar nome de Bromélias a uma rua ainda identificada apenas como "B". Como contou a coluna, Jorge Pereira (Avante) quer o apoio do TCM para frear a caneta vermelha. Uma decisão do STF considerada paradigmática aponta que o Legislativo pode criar despesas ao Executivo, desde que não altere a estrutura do poder público.
Enfadonho para os deputados — e muito mais para os eleitores
Ao ver colegas de partido mais uma vez interrompendo a sessão da Alerj para entrar na disputa ideológica — e, claro, ganhar likes nas redes sociais —, Samuel Malafaia (PL) não aguentou: "Está ficando enfadonho. A gente não é obrigado a ficar observando e escutando o pessoal".
 
Picadinho
A Casa de Bambas abriu as inscrições para o curso de reciclagem Reciclasom, que transforma lixo em arte. Cadastro na secretaria da instituição.
No dia 23, o programa NUGA chega ao Instituto Sarah Kubitschek, na zona oeste, com aulas gratuitas para alunos da formação de professores. Redes sociais: @gudihudoficial.
Exaltando a cultura do Candomblé, o artista Ed Ribeiro lança amanhã a exposição gratuita 'Conecte-se com o Sagrado' no Centro Cultural Correios, a partir das 15h.