A deputada estadual Lucinha (PSD)Divulgação
“Estudos indicam que a propaganda influencia o consumo de álcool por adolescentes. [...] No Brasil, além de poucos programas de prevenção ao consumo de álcool, há poucas restrições à propaganda de bebidas alcoólicas. [...] A crença de que os comerciais de bebidas alcoólicas falam a verdade pode estar associada à percepção de similaridade dos adolescentes entre situações de suas vidas e aquelas que aparecem nos comerciais. Se os adolescentes acreditam nisso, os comerciais podem ser vistos como fontes para definir suas ideias a respeito de ‘hábitos normais de beber’, o que nos leva à importância da discussão a respeito do conteúdo ao qual eles são expostos. Por esse motivo, faz-se necessário uma maior divulgação dos malefícios causados pela ingestão de álcool”, declara a parlamentar na justificativa do PL.
A proposta aponta ainda que as empresas estarão sujeitas à multa caso não sigam a lei, com o valor equivalente a cinco vezes o que deixou de investir nos programas de conscientização — podendo ser dobrado em caso de reincidência.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.