A entrega da Medalha Tiradentes para Axel Grael (na esquerda) e Marcelo Delaroli (na direita) foi aprovada nesta terça-feira (20)Divulgação

Vizinhos, porém com posicionamentos político-partidários bem distantes, os prefeitos de Niterói e de Itaboraí vão receber a Medalha Tiradentes, maior honraria da Alerj. As homenagens a Axel Grael (PDT) e Marcelo Delaroli (PL) foram aprovadas nesta terça-feira (20). As propostas são, respectivamente, do aliado Vitor Júnior (PDT) e do irmão Guilherme Delaroli (PL).
Como seria de se esperar, o PSOL se absteve na votação da honraria ao bolsonarista — que ganhou elogios dos colegas de campo ideológico, como Rodrigo Amorim (PTB) e Filippe Poubel (PL), que ressaltou a aprovação da gestão pela população.
Mas os socialistas também preferiram se abster na láurea ao prefeito da antiga capital estadual. Vale lembrar que, embora não sejam de campos antagônicos, PSOL e PDT não estão no mesmo barco na Terra de Arariboia — e inclusive se enfrentaram nas eleições mais recentes. A colega de partido de Grael, Martha Rocha, defendeu a honraria, lembrando não haver milícia na cidade. Para surpresa de zero pessoas, Márcio Gualberto, Filippe Poubel e India Armelau, todos do PL, votaram contra.
*Colaborou Gustavo Braz.