Aplicativo DiáRio, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Empresa Municipal de Informática, será lançado nesta terça-feira (27)Guilherme Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME) lança nesta terça-feira (27) o aplicativo DiáRio, para ajudar a contornar o desafio de manter os mais de meio milhão de estudantes da rede municipal em sala. Por meio da ferramenta, que funciona como uma espécie de chamada digital, será possível controlar em tempo real a frequência dos alunos, possibilitando o combate à evasão escolar. A iniciativa é um trabalho conjunto entre órgãos do governo, sendo desenvolvido pela SME e pela Empresa Municipal de Informática (Iplanrio).

O aplicativo já está em teste desde o início do ano letivo, e possui como uma das funções a produção de boletins diários com as frequências verificadas, que são enviadas às escolas. E as ausências registradas são repassadas aos pais dos alunos. A ferramenta também possibilita traçar perfis de estudantes com risco de abandonar os estudos, levando em conta questões como aspecto socioeconômico, localização geográfica, etc.

O secretário de Educação, Renan Ferreirinha, ressalta o foco em diminuir a evasão escolar. "O aplicativo DiáRio é um passo importante nessa direção, colocando a chamada na palma da mão e fortalecendo os esforços para manter os alunos engajados e presentes na sala de aula", aponta. Vale mencionar que a campanha de busca ativa realizada no ano passado contribuiu para a menor taxa de abandono já registrada pela rede municipal: apenas 0,86%.
*Colaborou o estagiário Gustavo Braz, sob supervisão de Aline Macedo.