Carlos MincDivulgação

O governador Cláudio Castro sancionou a lei de autoria do deputado Carlos Minc, que protege os professores, em cargo de direção, das indicações políticas. A iniciativa barra a "turma que cai de paraquedas” colocadas por influência externa. Compete ao Poder Executivo nomear e exonerar diretores das unidades escolares. No entanto, agora, ele terá que promover processos consultivos para a indicação de membros do magistério para estes cargos. O candidato indicado deverá contar, no mínimo, com 3 anos de magistério público, com pelo menos 3 anos de regência de turma e estar em exercício na unidade escolar. E mais, apresentar um Plano de Gestão para a escola. Segundo Minc, "é natural que diretores e diretoras, libertados das amarras das indicações políticas ou da forma esterilizada dos cursos de gestão que colocavam nas direções das escolas profissionais que muitas vezes sequer pertenciam àquelas comunidades, passem a se organizar e a reivindicar das secretarias de Educação um maior grau de interferência em benefício das suas escolas, estudantes, profissionais e comunidades".
Barreiras contra violência nas escolas

ReimontEstefan Radovicz / Agencia O Dia

O deputado federal Reimont é um dos membros do grupo de trabalho na Câmara que vai discutir a violência nas escolas. Ele alerta sobre os principais pontos para enfrentar o problema. "Este é um tema muito complexo, não existem respostas fáceis. Eu, como professor, sei que passa pela valorização de todos os profissionais que atuam nas escolas, dos estudantes e suas famílias. As ideias que sustentam o ódio, o machismo, a misoginia e o racismo precisam encontrar resistência no diálogo, na afirmação e valorização das diferenças, no acolhimento de novas tecnologias e na cultura de paz. A Câmara dos Deputados precisa aprovar o PL contra as fake news e barrar os discursos de ódio que têm sido recorrentes entre os deputados de extrema direita. A sociedade espera isso de nós".
Absorventes a preço baixo
A Prefeitura de Japeri realizou pregão eletrônico para adquirir pacotes de absorventes descartáveis para atender adolescentes em período menstrual nas escolas. Pela empresa vencedora, o pacote com 8 unidades sairá por R$ 1,66, preço bem abaixo do mercado. O valor total pela compra de 92.400 sairá por R$ 153.384.
Meriti: será que agora vai?
O PT se organiza para voltar à Câmara de Meriti em 2024, onde não elege um vereador desde 2012. A aposta é Vinicius Baião, ex-presidente do partido e que disputou a prefeitura em 2000 pelo PSOL. Baião foi o candidato de esquerda mais votado em 2020. O retorno ao petismo só foi possível graças aos apoios de Marcelo Freixo e Lindbergh Farias.
PICADINHO
Fundação Rio-Águas e IplanRio desenvolveram novo serviço eletrônico de peticionamento para solicitação de Declaração de Cota de Greide online.

Uerj cria programa voltado para acolhimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista.

Servidores da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência começam amanhã curso de capacitação com a Defesa Civil Municipal do Rio.