Vinícius CordeiroDivulgação

A dispensa pelo prefeito Eduardo Paes do secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais do Rio Janeiro, Vinicius Cordeiro, atendeu a uma pressão da direção nacional do Avante, partido ao qual Cordeiro é filiado, porém não é o nome preferido do grupo. Advogado, especializado em Direito Eleitoral, Cordeiro foi elegante e não saiu atirando... ainda. Ele agradeceu ao prefeito e deixou as ONGs que cuidam de bichos em polvorosa. Elas gostavam dele. Durante sua gestão, recuperou-se o programa Bicho Rio, com cerca de 40 mil castrações/ano e mais de 43 mil atendimentos clínicos gratuitos. Postos de atendimento foram reabertos, outros reformados. Finalmente saiu do papel - e foi implantado - o programa de educação animal, que era previsto na lei. Em 2022, foram realizadas 3.800 vistorias com ações policiais resultando em 20 detenções com base na Lei Sansão. O orçamento da pasta é que poderia ser melhor, mesmo assim pulou de R$ 5 milhões para R$ 17 milhões em 2023.
Coluna agita sucessâo em Meriti

Em Meriti, muitas conversas estão em andamento sobre eleições.Divulgação

A nota publicada ontem aqui sobre a disputa municipal levou o deputado estadual Valdecy da Saúde a nos mandar uma nota. "Já conversei várias vezes com o Elias Queiroz, mas ainda não falamos de campanha. Eu o admiro e temos uma relação de amizade e de respeito. Fomos vereadores juntos e a esposa dele foi secretária de Cultura em São João de Meriti. O deputado federal Bebeto foi eleito com o apoio fundamental do Dr. João e é nosso aliado político. Não há competição entre nós. Em relação à sucessão em Meriti, o prefeito foi um dos primeiros a anunciar o total apoio dele à minha pré-candidatura ao cargo de chefe do Poder Executivo. Estamos afinados, unidos e trabalhando muito pela cidade".
Fogo amigo na direita
Sem chances de sair candidata a prefeita do Rio pelo PTB, a ex-deputada estadual Alana Passos, que tem base em Queimados, estuda a possibilidade de buscar abrigo no Republicanos, partido ligado à Igreja Universal. Fontes do partido avaliam que Alana seria alternativa ao eleitorado radical de extrema-direita que rejeita o nome do General Braga Neto (PL), mesmo tendo o aval da família Bolsonaro.
MST chique demais
Garota-propaganda dos sucos de uva orgânicos produzidos nos assentamentos da reforma agrária, a deputada estadual Marina do MST está aproveitando o recesso para experimentar as novas safras de vinho, a bebida preferida da parlamentar fluminense. Maior produtor de arroz da América Latina, os Sem Terra agora apostam fortemente no vinho. E sem trabalho escravo.
PICADINHO
Começam hoje as incrições de artistas para a III Mostra de Artes Singular, projeto de arte inclusiva, voltada para PCDs nas categorias teatro, música, dança e multilinguagens.

Vereadora de Niterói Benny Briolly participa de encontro de Lideranças Políticas LGBTQIA+ das Américas e do Caribe, de 20 a 22, na Cidade do México.

Distrito de Barra de São João vai receber o 27º Festival de Crustáceos e Frutos do Mar nos dias 21, 22 e 23 deste mês, que vai contar com dez restaurantes participantes.