Dados do Censo 2022 mostram que o Rio de Janeiro pode perder quatro cadeiras na Câmara dos Deputados, uma vez que houve diminuição do tamanho da população do estado. A mudança também poderia acontecer com outras unidades da federação. O cientista político João Feres alertou que "de fato em algum momento deve haver um ajuste para a realidade demográfica atual, mas não há nenhuma certeza que isso de fato vá ocorrer e, se ocorrer, quando. Na verdade, do ponto de vista político, é bastante difícil que isso seja feito, pois mexeria com o status quo de várias bancadas, ou seja, com o poder relativo das bancadas estaduais, cujos deputados federais não teriam incentivos para aprovar a mudança. O Rio é o estado que mais perderia cadeiras, segundo os cálculos, um total de 4, que é quase 10% de sua bancada de 46 deputados. Isso redundaria em menor poder relativo da bancada nas questões federativas e menor valor total alocado para o estado".
Economia online em Niterói
Portal de Serviços de Niterói teve mais de um milhão de acessos, em julho - Divulgação Ascom PMN - Foto: Alex Ramos
Portal de Serviços de Niterói teve mais de um milhão de acessos, em julhoDivulgação Ascom PMN - Foto: Alex Ramos
O Portal de Serviços da Prefeitura de Niterói bateu, em julho, a marca de um milhão de acessos e 16 mil atendimentos. Dos mais de 300 serviços municipais, 48 estão online. O órgão quer chegar esse número a 210. A estimativa é que a transformação digital de serviços já tenha gerado uma economia para o município de cerca de R$ 85 milhões, segundo a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão.
Formação de recursos humanos qualificados
A Eletronuclear, representada pelo engenheiro Israel Simas, participa de um encontro técnico internacional sobre redes de educação. O Technical Meeting on Education Network, promovido pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), termina hoje (21) em Viena, na Áustria.
Treinamento sobre Autismo no Santos Dumont
Em parceria com a Infraero, a vereadora Tânia Bastos, que é Madrinha da Causa Autista no Rio, realiza hoje (21), treinamento para profissionais da aviação sobre autismo, no Aeroporto Santos Dumont. A ideia é tornar a viagem de pessoas com autismo mais segura e inclusiva.
PICADINHO
Projeto Elas na Rede oferece curso gratuito, exclusivo para mulheres, voltado para área do audiovisual. Podem se inscrever, até hoje, mulheres de baixa renda, de 16 a 24 anos, pelo link no Instagram @projetoelasnarede.
Setor industrial do estado do Rio cresceu 2,9% em maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Percentual está acima da média nacional, que ficou em 1,9%.
Em parceria, MIBR e Senac RJ lançam websérie "Ela nos Games", que valoriza participação feminina no cenários dos jogos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.