Muro de construção de passarela fica próximo aos trens no bairro do Rocha, Zona Norte do RioLeitor de O DIA

Não é incomum edificações impróprias. Um muro tem oferecido risco à operação dos trens e aos passageiros no bairro do Rocha, Zona Norte do Rio. Isso porque uma obra da Prefeitura para a construção de uma passarela, ligando as ruas Ana Neri e Vinte e Quatro de Maio, avançou além do permitido, ficando bem próximo à linha férrea entre as estações de Riachuelo e São Francisco Xavier. A intervenção é feita em um terreno da Central Logísica, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, e que foi cedido à Prefeitura. No entanto, a obra não está respeitando o projeto apresentado no termo de cooperação técnica celebrado entre as partes. A Central Logística já enviou ofício à Prefeitura do Rio e à Supervia para que a construção não avance e o acordo seja respeitado.
Nota de esclarecimento da Prefeitura do Rio:
"A prefeitura do Rio esclarece que está construindo uma passarela ligando as ruas Ana Neri a 24 de Maio, no Rocha. A solicitação é antiga dos moradores que sofrem com falta de acessibilidade na atual passagem subterrânea, além dos riscos relacionados a segurança pública. Durante a construção da passarela foi identificado um poste da Supervia, onde precisou ser feito um desvio no muro. Uma vistoria dos técnicos da secretaria de Infraestrutura com a concessionária de trens já foi realizada e vamos dar início a realocação do muro assim que a Supervia liberar a entrada na faixa de domínio para a realização dos serviços."
A favor da Cannabis Medicinal

Luciana Boiteux vai a São Paulo visitar associações canábicasEduardo Barreto / CMRJ

Em setembro, a vereadora do Rio Luciana Boiteux (Psol), presidente da Comissão Especial de Cannabis Medicinal, vai a São Paulo visitar associações e ver como está funcionando o fornecimento da planta a partir do projeto do deputado estadual Caio França (PSB-SP). Além disso, a parlamentar tem também um projeto de lei tramitando na Câmara Municipal desde abril que cria o Programa Municipal de Cannabis Medicinal.
Justiça nega a volta de vereador
Por determinação do Ministério Público, o vereador Sancler Nininho (Pros) está afastado do cargo desde outubro do ano passado. Ele é investigado por desvios de indenizações de funcionários de Mesquita. E também é réu por fraudes, falsificações, peculato, crimes licitatórios e desvio de dinheiro. A Justiça do Rio negou, pela terceira vez, o pedido do vereador para voltar ao cargo. A decisão teve o placar de 3 a 0 na 19ª Vara Criminal do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, e foi determinada pela desembargadora Adriana Lopes Moutinho Daudt D’Oliveira, relatora do processo.
Litígio: Será o fim da linha?
O Feirão Moda Rio, conhecido como Feirão de Caxias, às margens da Rodovia Washington Luiz, está no centro de um complexo litígio familiar, que teve até acusação de estelionato. O inquérito da Polícia Civil que apurava o caso foi encerrado sem indiciados após três anos de investigação.
PICADINHO
Vereador Marcio Santos, líder do PTB e Presidente da Comissão de Juventude na Câmara, realiza, hoje, solenidade em que alguns jovens que são líderes comunitários serão homenageados.

Em comemoração aos seus 75 anos, MAM Rio lança programa Sábados no MAM Petrobras, série de eventos na área externa do museu, de forma gratuita, para todos os públicos. Começa no próximo dia 19 e seguem acontecendo todos os sábados.

Inscrições para projeto "UFRJ na Ciência e Tecnologia", parceria entre a Extensão da UFRJ e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, terminam hoje (16).