Canal de São Lourenço fica ao lado da Ponte Rio-Niterói e precisa de obra de dragagemDivulgação

A Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento de Niterói (Emusa) realizou uma licitação para contratação de empresa para obras de dragagem do Canal de São Lourenço, ao lado da Ponte Rio-Niterói. No edital está que critério de escolha seriam técnica e preço. A vencedora ofertou o valor mais caro - R$ 137 milhões. A empresa com melhor preço - R$ 129 milhões - conta com equipamentos iguais aos informados no edital, estranhou. Em nota, a Emusa esclarece que "a dragagem do Canal de São Lourenço é uma obra de alta complexidade, que exige garantias documentais, operacionais e estruturais. Nestes casos, as licitações não levam em consideração apenas o menor preço. O Regime Diferenciado de Contratação (RDC), também avalia a capacidade técnica, entre outras exigências aos proponentes. Trata-se de um significativo investimento para a Prefeitura de Niterói que, devido à importância da obra para a economia da cidade, está assumindo uma responsabilidade do Governo Federal. A dragagem vai fazer com que a profundidade do Canal de São Lourenço passe de 7 para 11 metros, o que facilitará a entrada de navios de grande porte, o que vai estimular a construção de novas embarcações e ampliar o setor de reparos e offshore. A expectativa é de que, após a dragagem, sejam gerados mais de 20 mil empregos".
De volta à Cinelândia

Cesar Maia está em seu terceiro mandato como vereadorJúlia Maia/CMRJ

Os vereadores estão se reacostumando à presença de César Maia (PSDB) no plenário. Desde a pandemia, o veterano político mantinha sua assiduidade pelo trabalho remoto. Depois de anos de teleconferências, ele esteve no Palácio Pedro Ernesto no último dia 15. Na sessão de terça-feira (29), estava de volta, sentado em sua mesa na primeira fileira.
Direitos dos trabalhadores do comércio
Sindicato dos Comerciários do Rio cassou na Justiça liminar concedida à Associação Brasileira dos Lojistas Satélites de Shoppings – ABLOS, que permitia o funcionamento das lojas nos feriados sem acordo e termo de adesão dos trabalhadores. A medida é proibida, já que desrespeita a Convenção Coletiva dosTrabalhadores (CCT) do comércio que garante direitos extras nos feriados. Márcio Ayer, presidente do Sindicato, afirma que as cláusulas assinadas na CCT passam a ter força de lei e devem ser respeitadas.
Restauração da Mata Atlântica
O Estado do Rio de Janeiro tem 39 unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e 70 câmeras distribuídas nesses lugares. A região do Parque dos Três Picos, no complexo do Pico da Caledônia, em Friburgo, tem colhido bons resultados. As armadilhas fotográficas instaladas no parque revelaram a presença de espécies como a onça-pintada, a anta, o gato-do-mato, entre outras da Mata Atlântica. A conservação ambiental está alcançando resultados.
PICADINHO
Cidade serrana, Miguel Pereira recebe pela terceira vez o Circuito Mundial de Vôlei de Praia, a partir de hoje (31). Serão 160 atletas olímpicos de 14 países.

16ª edição da Semana de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFRJ tem hoje (31) mesa redonda para debater dinâmica dos aeroportos Santos Dumont e Galeão.

Em projeto itinerante, Cine & Manas exibe "Racionais MC: Das Ruas de São Paulo para o Mundo', escrito e dirigido por Juliana Vicente, hoje (31), a partir das 18h, na Arena Carioca Hermeto Paschoal, em Bangu. Entrada gratuita.