Eleições de 2024 no Rio serão termômetro para mostrar como está força política de Jair BolsonaroTânia Rego/Agência Brasil

O cientista político Antônio Lavareda, um dos mais renomados especialistas em pesquisa eleitoral no Brasil, e sua equipe de analistas estão alertando aos seus clientes que a disputa pela prefeitura do Rio, em 2024, tem uma importância adicional. O argumento dos comentaristas é que "as eleições para prefeito da capital (domicílio eleitoral de Jair Bolsonaro) serão o melhor laboratório para medir o saldo de capital político que sobrou ao ex-presidente. O não-lançamento de um candidato da própria família Bolsonaro (ou muito próximo a ela), como provavelmente já acontecerá em São Paulo, abriria de vez o caminho para uma liderança alternativa no campo da direita". Nacionalmente, Lavareda defende que "desses nomes aventados, o beneficiário eleitoral da inelegibilidade de Bolsonaro será talvez Zema, já que Tarcísio, a preço de hoje, não deixaria de disputar a reeleição em SP. Mas o ex-presidente seguirá sendo a principal liderança do seu campo - a extrema direita".
Tudo pronto para o Orçamento Mulher

Cláudio Castro diz que "não medirá esforços" para ações a mulheresDivulgação / Rogério Santana

O Governo do Estado regulamentou a lei que cria o Orçamento Mulher. O objetivo é dar mais agilidade na implementação de políticas públicas ao permitir a alocação de recursos em áreas prioritárias. "O Orçamento Mulher é mais um instrumento. Criamos este ano a Secretaria de Estado da Mulher para aprimorarmos cada vez mais ações voltadas às fluminenses e não mediremos esforços para isso", saudou o governador Cláudio Castro.
Homenagem póstuma 1: Breno Silveira
O cineasta Breno Silveira, diretor de "Dois Filhos de Francisco", filme brasileiro lançado em 2005, ganhará uma justa homenagem no Jardim Botânico, bairro onde morava. Já começaram as obras para uma estátua que será erguida na Praça Pio XI. Breno foi vítima de um infarto fulminante, quando filmava no interior de Pernambuco, e morreu no ano passado aos 58 anos.
Homenagem póstuma 2: David Miranda
Será inaugurado amanhã (9), no MAR, o Instituto David Miranda, criado para fomentar projetos sociais e acadêmicos voltados para cidadania. No lançamento, serão exibidos vídeos de personalidades internacionais em homenagem a David, como Edward Snowden, ex-analista de sistemas da CIA, e o filósofo e defensor de Direitos Humanos Cornel West. David morreu em maio aos 37 anos.
PICADINHO
Casimiro de Abreu celebra 164 anos no próximo dia 15 e terá shows no Parque de Exposições Henrique Baptista, de 14 a 17 de setembro.

Espetáculo "Carangueja", que aborda força criadora da Terra, realiza curta temporada no Teatro Ipanema, a partir de hoje (8).

Empreendedora digital e influenciadora, Isabela Matte vai realizar pré-venda de seu primeiro livro "O Jovem Digital", na Bienal do Livro, hoje (8), no stand da editora Record.