O deputado estadual Marcelo Dino (União) reapresentou na última terça-feira (31) projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de práticas sustentáveis nos cemitérios, sejam públicos ou privados, no Estado do Rio de Janeiro. Pelo texto, os resíduos gerados a partir de restos humanos e fúnebres obrigatoriamente serão incinerados. Além disso, a norma prioriza que sejam construídos cemitérios verticais. Caso aprovada, os cemitérios serão obrigados a enviar relatório ao INEA informando as práticas de destino de resíduos contaminantes. Para Marcelo Dino, os cemitérios são potenciais poluidores ambientais e os resíduos gerados neles podem ocasionar doenças perigosas à saúde: gastroenterite, pneumonia, diarreia, hepatite e até cólera.
Jandira costura frente de esquerda

Jandira Feghali tenta reunir três partidos de esquerda mirando Caxias.Divulgação

A federação dos partidos de esquerda na Baixada Fluminense está a todo vapor. A deputada Jandira Feghali, do PCdoB, e André Lazaroni, vice-presidente do PV no Rio, firmaram uma aliança para enfrentar o candidato de Washington Reis em Caxias, a cidade mais rica (e populosa) da região. E Jandira tomou para si a missão de reunir os três partidos e o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano.
O Rio está bombando apesar de tudo
O setor hoteleiro do Rio está soltando fogos. O feriadão é só alegria. Duas regiões já apresentam ocupação acima da média da cidade, na ordem: Copacabana/Leme (93%) e Ipanema/Leblon (92,61%). Outros bairros também apresentam ótimos números: Barra/Recreio (85,14%), Centro (81,98%) e Flamengo/Botafogo (81,97%). No interior, a média de ocupação está em 78,93%. Miguel Pereira lidera, com 98,90%, seguido por Arraial do Cabo, com 89,60%, Angra dos Reis (82,80%) e Macaé (82,40%). Depois estão Rio das Ostras (81,40%), Paraty (80,60%), Vassouras (77,80%), Valença/Conservatória (77,50%), Nova Friburgo (77,20%), Teresópolis (74,70%), Cabo Frio (74,20%), Petrópolis (73,80%), Armação dos Búzios (73,60%) e Itatiaia/Penedo (60,50%).
Guias de turismo para autistas
A Alerj aprovou, em primeira discussão, o projeto do deputado Luiz Cláudio Ribeiro (PSD), que obriga os órgãos e entidades de turismo do Estado do Rio a promover cursos de capacitação para atendimento às pessoas com transtorno de espectro autista (TEA). "Precisamos tornar o turismo mais acessível e inclusivo. O profissional deve estar preparado para oferecer um cuidado adequado, atendendo às necessidades de cada viajante", defendeu o autor da medida.
PICADINHO
Prorrogadas para 10 de novembro inscrições do processo seletivo 2024 da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Podem participar crianças e jovens de todo o Brasil.

TJ-RJ sediará Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos na segunda-feira (6), às 18h. Jornalistas, magistrados, instituições e estudantes são finalistas.
No dia 9, às 9h, acontecerá evento Sophos Coffee Talks, dentro da galeria do Teatro Riachuelo. Iniciativa promoverá encontro entre empresários do setor de TI e interessados pelo assunto de Cibersegurança, em bate papo sobre O Futuro da Segurança Cibernética. A entrada é gratuita. Há limitação de vagas.