Desde que a Prefeitura do Rio centralizou no canal 1746 os pedidos por serviços, os moradores da Zona Norte da cidade são os que mais cadastram suas reclamações: 311.135 desde o início do ano. Seguidos pelos da Zona Oeste com 180.905 pedidos e os da Zona Sul, com um total de 114.522. Jacarepaguá vem em quarto, 92.286. Grande Bangu registrou 80.702 e Grande Tijuca, 74.793. O que mais irrita o carioca é o estacionamento irregular. Depois os pedidos são de remoção de entulho e bens inservíveis, reparos de luminária, fechamento de buracos abertos, remoção de resíduos de logradouros, poda de árvore, verificação de ar-condicionado inoperante, controle de roedores e caramujos africanos. Pedir varrição e capinas já é rotina.
Pedro Ernesto: refrigeração resolvida

Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel, na Zona Norte, está climatizadoReginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Após o Informe divulgar a falta de ar-condicionado no Hospital Pedro Ernesto, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação informou que a climatização foi normalizada. "Ressaltamos que, devido às altas temperaturas, a Secretaria e a direção do hospital seguem atentas e monitorando continuamente o pleno funcionamento dos equipamentos, assegurando conforto e segurança a pacientes e profissionais", afirmou o secretário Anderson Moraes.
Cultura do Estado divulga editais de R$ 60 milhões
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa destinará R$ 58 milhões para cerca de 650 projetos beneficiados pela Lei Aldir Blanc. "Os editais atendem à democratização do acesso e à descentralização dos recursos", explica a secretária Danielle Barros.
Programa divulga violência contra a mulher
O Governo do Estado do Rio lançou o Panorama de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O Instituto de Segurança Pública fez levantamento dos crimes de violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra mulheres em 10 anos. Preocupam os números de homicídios dolosos: 107 foram vítimas de feminicídio, 370 de tentativa e 5.013 de estupro.
PICADINHO
Empregabilidade de pessoas raras e desigualdade no atendimento na saúde são temas do debate promovido pela Frente de Doenças Raras da Alerj, presidida pelo deputado Munir Neto (PSD). Hoje, às 10h.

A advogada Rita Cortez fará a palestra 'A ameaça às pautas de inclusão e diversidade com a ascensão da extrema direita no mundo', no evento gratuito "Mulheres Eleitoralistas", no TRE. Amanhã, às 11h.

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Iphan, no Catete, inaugura amanhã, às 17h, a exposição 'Fantástico feminino: a arte de Rosana Pereira'.