Praia do Forte, em Cabo Frio, é uma das mais procuradas por turistas que visitam a Região dos LagosAnna Clara Laurindo (RC24h)

A ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) conseguiu liminar que sustou os efeitos do Decreto Municipal n° 7475/2025, da Prefeitura de Cabo Frio, de restringir a circulação de ônibus turísticos no município. O decreto havia estabelecido a cobrança de uma tarifa de acesso no valor de R$ 2,5 mil por ônibus de turismo. A medida repercutiu entre os empresários locais. O turismo é uma das principais atividades econômicas da cidade, e a chegada de visitantes em ônibus é considerada uma parcela significativa do fluxo turístico, especialmente durante a alta temporada. O presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, ressalta que essas medidas ultrapassam qualquer padrão razoável de cobrança pública e impactam diretamente a atividade turística, que depende do transporte coletivo para atendimento de excursões, eventos e grupos organizados. "O decreto é manifestamente inconstitucional", diz ele.
Vereador denuncia racismo na Câmara Municipal

Rafael Satiê (PL) protesta contra racismo sofrido durante sessão plenáriaRenan Olaz/CMRJ

Após ser chamado de "capitão do mato" durante sessão na Câmara dos Vereadores que aprovou o armamento da Guarda Municipal, o vereador Rafael Satiê (PL), único negro do partido e presidente da Comissão de Combate ao Racismo da Casa, registrou ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), na Lapa. "Querem me cancelar? Cancelam quem nasceu na favela do Jacarezinho. Eu nasci cancelado!", afirmou o parlamentar.
Animais domésticos terão cemitério exclusivo
Em breve, o estado do Rio poderá ter terrenos próprios para enterro e cremação de animais domésticos de forma gratuita. "É uma questão de saúde pública e ambiental, pois ainda há quem jogue os animais nos rios, nas ruas ou terrenos baldios. Também é uma forma de evitar a proliferação de vetores e doenças, preservando, com isso, a vida de outros animais e dos humanos", defende o deputado Rodrigo Amorim (União), autor da proposta.
Creches para filhos de funcionários de shoppings
Shoppings centers e centros comerciais podem ser obrigados a instalar e manter creches destinadas aos filhos dos empregados das lojas condominiais, dos prestadores de serviços terceirizados e dos funcionários das demais empresas situadas no empreendimento. A determinação é do Projeto de Lei 1.778/16, de autoria da ex-deputada estadual e atual parlamentar federal Enfermeira Rejane, aprovada em primeira discussão. A medida ainda precisa passar por uma segunda votação na Casa.
PICADINHO
No mês de conscientização do autismo, os shoppings do Rio estão distribuindo cartilha da Turma da Mônica, em parceria com Mauricio de Sousa, cordão de girassol e abafadores de ruídos.

O espetáculo "E assim surgiu um Circo" segue com apresentações todos os fins de semana de abril, às 16h, no Teatro Ziembinski, na Tijuca. Todas as sessões contam com intérprete de libras.

A 1ª Ação Nacional de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas, da Receita Federal, doou vestuário, brinquedos e produtos eletrônicos para a ONG Providenciando a Favor da Vida, que atende as comunidades da Providência e Complexo do Alemão.