Depois de 15 anos de insistência, e aproveitando o mês do autismo, a vereadora Tânia Bastos (Republicanos) defende seu projeto de lei, já em segunda discussão, em tramitação ordinária, que institui o Programa de Emprego Apoiado para Pessoas com Deficiência, no município do Rio de Janeiro. Segundo ela, "a inclusão no mercado de trabalho não pode ser apenas um discurso. Ela precisa ser realidade!", diz. A ideia é "garantir que pessoas com deficiência tenham acesso a oportunidades profissionais com suporte adequado, valorizando suas capacidades e promovendo autonomia". Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Pereira Passos (IPP), órgão ligado à Casa Civil da Prefeitura do Rio, uma em cada quatro pessoas da capital fluminense tem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, seja motora ou intelectual.
Frente de Energia Nuclear discute obras de Angra III
Angra III, terceira maior usina nuclear do país, está com obras paralisadas - Foto de divulgação Eletronuclear
Angra III, terceira maior usina nuclear do país, está com obras paralisadasFoto de divulgação Eletronuclear
Audiência pública convocada pela Frente Parlamentar de Atividades Nucleares da Câmara Federal debateu a continuidade das obras da Usina Nuclear de Angra III, na região sul do Rio de Janeiro. "O sistema nuclear brasileiro é extremamente rentável e de alta performance, com um fator de capacidade de mais de 90%. Já foram investidos cerca de R$ 11 bilhões nas obras de Angra III", afirmou o deputado Julio Lopes (PP), presidente da comissão.
Animais do Rio mais protegidos
No mês de prevenção contra maus tratos aos animais, o deputado Professor Josemar (PSOL) apresentou projetos para tratamento gratuito de esporotricose e leishmaniose, além da regulamentação de hospedagens e das profissões de adestrador e perito técnico médico veterinário na Delegacia de Proteção do Meio Ambiente.
Unidades de saúde acessíveis a pessoas com nanismo
Hospitais e clínicas públicos e privados do Rio de Janeiro têm prazo de 180 dias para garantir acessibilidade às pessoas com nanismo. A determinação é do projeto do deputado Marcelo Dino (União), aprovado pela Alerj. "Devemos buscar ao máximo uma sociedade isenta de atitudes discriminatórias", afirma.
PICADINHO
A estação Uruguaiana do MetrôRio recebe até hoje a exposição 'Mulheres e Pessoas', de Gaby Alves, que homenageia personalidades femininas brasileiras que marcaram a história do país.
O Palácio Tiradentes terá visita guiada teatralizada amanhã para contar a história do herói nacional que deu nome ao edifício. Serão realizadas seis sessões, das 10h às 16h.
A 4ª temporada do programa 'Desafio nas Escolas' estreia amanhã, às 21h30, no Canal Futura. O programa apresentará os desafios na rede pública de ensino do Rio.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.