Papa Francisco teve o pontificado voltado para a solidariedade entre os povos e causas ambientaisEstefan Radovicz/Arquivo O Dia

Para o ex-deputado estadual Waldeck Carneiro, o pontificado de Francisco foi mais importante do que muitos pensam. "O papa dos pobres e das minorias, de alguma forma, sintetizava o Concílio Vaticano II e a Conferência de Puebla. Suas encíclicas demarcaram preocupações fundantes, como a questão da fraternidade e da solidariedade entre os povos (Fratelli tutti), em tempos de ganância voraz, guerras atrozes e genocídios cruéis, como o que se comete na Palestina; e como o tema da preservação do planeta, em tempos de devastação ambiental e emergências climáticas (Laudato si’). Destaco algumas reformas importantes que ele conduziu na Igreja, como o tratamento respeitoso à diversidade, exemplificado pela bênção a casais homoafetivos, entre outras. Isso não foi pouco, sobretudo em um período de ascensão de fundamentalismos e conservadorismos de diferentes matizes".
Horta escolar no coração de Copa

Alunos do Colégio Infante Dom Henrique cultivam em horta comunitáriaDivulgação

O Colégio Estadual Infante Dom Henrique, em Copacabana, que vai comemorar 60 anos de existência em setembro, criou o projeto "Horta Comunitária", no início do ano letivo de 2024. A horta já produziu pimentão, tomate, quiabo, cebolinha, manjericão, hortelã, entre outras sementes. As merendeiras da escola usam os temperos no preparo da comida. "Não é apenas um espaço de cultivo, mas um laboratório vivo onde alunos, professores e a comunidade podem aprender na prática sobre a origem dos alimentos, os ciclos da natureza, e a importância da agricultura sustentável. Por meio deste projeto, pretendemos cultivar não só vegetais e frutas, mas também valores como o respeito ao meio ambiente, à cooperação e à responsabilidade social", afirma o diretor-geral José Carlos Madureira.
O futuro dos professores de artes marciais
Com cerca de 40 mil integrantes apenas no Rio, os professores de lutas e artes marciais devem ter a profissão reconhecida ainda em 2025. O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, tendo como relator o deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ).
Museu Histórico Nacional será modernizado
O Museu Histórico Nacional receberá R$ 5 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para projeto de modernização nos próximos três anos. Entre outras benfeitorias, serão restaurados os nove portões do complexo arquitetônico.
PICADINHO
Cinco bailarinos serão selecionados para o projeto 'Dança e Tecnologia – Novas Formas de Mover', que une danças periféricas e populares, como funk, passinho e samba. Inscrições até amanhã pelo site da Graviola Produções.

Até o dia 26, o Sesc RJ realiza em suas unidades atividades educativas, culturais e de bem-estar voltadas à promoção da saúde mental e ao estímulo de hábitos saudáveis.

A psicóloga e escritora Márcia Noleto lança seu novo livro, 'Luto Materno', hoje, às 20h, no Teatro Cândido Mendes. Rua Joana Angélica, 63, em Ipanema.