Lupi caiu após escândalo de descontos em aposentadorias sem conhecimento dos beneficiáriosLula Marques/ Agência Brasil

O escândalo das fraudes no INSS ainda é uma dor de cabeça para o ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi. Aos 67 anos da idade, ele parecia ter vida longa na política, mas foi atropelado pela investigação da PF num dos órgãos mais sensíveis para os brasileiros. Lupi comandou a pasta da Previdência desde 3 de janeiro de 2023. Ele também foi presidente nacional do PDT (Partido Democrático Trabalhista), assumindo em 21 de junho de 2004, após a morte de Leonel Brizola, fundador do partido, mas está licenciado. Além da investigação da Polícia Federal ser uma sombra para a biografia de Lupi, o PDT está "ferido". Para complicar, sua principal estrela, Ciro Gomes, anda "costeando o alambrado" do PSDB. Golpe duro para o "trabalhismo" erguido por Brizola.
MP e as obras da "Nova Câmara"

O Edifício Serrador, por duas vezes, foi tombado pelo Patrimônio HistóricoReprodução

Enquanto a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) está bem estabelecida no prédio do "Banerjão", no Centro do Rio, a poucos metros dali, a Câmara dos Vereadores ainda luta por "instalações mais funcionais" no prédio que adquiriu, há 2 anos, o conhecido Edifício Serrador. O Ministério Público (MP) deve dar andamento a partir de julho à investigação sobre o processo de reforma que nunca acaba.
Milhões no Rio sofrem com dor crônica
O Rio de Janeiro ganhará um Centro de Referência de Tratamento da Dor Crônica, proposta da deputada Lilian Behring (PCdoB). O lugar oferecerá atendimento a quem sofre com dores persistentes, uma das principais causas de incapacidade no país, atingindo, no Rio, cerca de 3,7 milhões de pessoas.
PT e seus abismos
A tomada de decisão do Partido dos Trabalhadores continua fora do alcance do PT fluminense. O ex-ministro José Dirceu é mais ouvido nacionalmente do que na órbita do Estado do Rio de Janeiro. Para ele, é preciso mudar a lógica de enfrentamento com a direita. "De 2013 a 2019 nós estivemos praticamente interditados de fazer política no país. A direita vem acumulando força e ocupando território".
PICADINHO
A drag queen Suzy Brasil estreia o stand up comedy "Made in Brasil" no Teatro Riachuelo Rio, no Centro. Hoje, às 20h. Rua do Passeio, 38, Centro.

Amanhã, a ABL faz o encerramento da Bienal com o espetáculo literário e musical "Rio, de Janeiro a Dezembro". O ator Tiago Lacerda lerá textos de 13 acadêmicos sobre o Rio e o músico Pedro Miranda tocará músicas que falam da cidade.

A 29ª edição da Rio Restaurant Week acontece até amanhã em mais de 50 restaurantes. A cada menu vendido, os clientes podem doar R$ 2 para o Instituto Ronald McDonald.