Punido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ex-juiz Marcelo Bretas revê seus posicionamentosTomaz Silva / Agência Brasil

O ex-magistrado Marcelo Bretas tornou-se nacionalmente conhecido por sua atuação na Operação Lava-Jato como juiz federal de 1997 até 2025. Por abusos na função e ilegalidades, foi penalizado pelo Conselho Nacional de Justiça com a aposentadoria compulsória. A defesa do ex-governador Sérgio Cabral, réu confesso por prática de corrupção, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a anulação de todos os atos de Bretas após ele ser condenado pelo CNJ. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, por sua vez, até hoje se sente injustiçado pela forma como Bretas prejudicou sua candidatura ao Governo do Estado. Ainda em 2022, em ação no Conselho Nacional de Justiça, o prefeito apontou irregularidades de Bretas na condução de um acordo de colaboração premiada baseado apenas em informações repassadas por terceiro, cujo intuito, segundo ele, era favorecer a candidatura de Wilson Witzel ao governo estadual em 2018. Bretas esta semana admitiu que errou com Paes, mas diz que em relação a Cabral agiu certo porque condenou um corrupto.
Garotinho busca terceira via

Ex-governador Garotinho atua nos bastidores da política fluminenseRede Social

O ex-governador Anthony Garotinho é um feroz opositor do presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar. A rejeição tem origem na política local de Campos. Ele não o quer na disputa para o lugar hoje ocupado pelo governador Cláudio Castro. A julgar pela postagem nas suas redes sociais de vídeos antigos com falas do prefeito do Rio enaltecendo o então governador Sérgio Cabral e Lula, Garotinho também não apoia a candidatura de Eduardo Paes ao Palácio Guanabara.
Cultura trará recursos para o Rio
O deputado Munir Neto (PSD) criou o programa "Filma Rio" para atrair filmagens com o "tax rebate", que retorna parte do investimento, após comprovação dos gastos. A ideia segue modelos bem-sucedidos pelo mundo. A previsão é que em dois anos os valores alcancem US$ 50 milhões. "O dinheiro para reembolso das produtoras não existe sem o programa, não onerando os cofres públicos e nem desrespeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal".
Chico Alencar detona Congresso
O deputado federal Chico Alencar (PSOL) fez duras críticas ao Congresso. "A maioria da Câmara e do Senado só quer saber de suas próprias emendas (para garantir negócios e reeleição), de proteger BBBs (bilionários, bancos e bets). De aumentar, ao derrubar vetos de Lula, Fundo Partidário e conta de luz. De quebra, sem ninguém pedir, amplia-se o número de deputados!", disse.
PICADINHO
O cronista Cássio Zanatta lança hoje, às 19h, "Então, viver é isso" na Livraria Janela. Rua Maria Angélica, 171, Jardim Botânico.

O musical "Zé Ketti: eu quero matar a saudade", com Leandro Sant’Anna e grande elenco, estreia hoje, às 20h, no Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca.

Os Laboratório de Estudos em Direito, Desenvolvimento e Economia (Ledde) e de Estudos em Direito, Tecnologia e Inovação (Ledti) realizam debate amanhã, às 10h, sobre a ADI das Bets. Rua Moncorvo Filho, 08, Centro.