Bienal do Livro foi marcada por grandes filas e movimentação alta durante todo o evento, em junhoFotos de Gabriel Salotti

O incêndio criminoso que destruiu, pela segunda vez, em Nova Friburgo, o quiosque de Jorge dos Livros, transformou em cinzas todo o acervo montado por ele ao longo dos últimos 20 anos. O crime é um contrassenso se comparado com o resultado da última Bienal do Livro Rio, que atraiu 740 mil pessoas e vendeu 6,8 milhões de exemplares nos 11 dias do evento. Mesmo assim, há um pensamento em parte da população de que a ignorância tem utilidade e que "o livro não serve para nada". Numas das lives do então presidente Jair Bolsonaro, em 2022, ele enalteceu que o Brasil precisava de mais armas e não livros. Para assustar o eleitor que viesse a votar em Lula na ocasião, ele disse que isso seria um problema: "Não esqueça que o outro cara, o de nove dedos, já falou que vai acabar com o armamento no Brasil. Vai recolher as armas, clube de tiro vai virar biblioteca", desabafou Bolsonaro.
Ato em Defesa da Soberania Nacional e da Democracia no Rio

Osório fará palestra que ocorrerá na Av. Rio Branco, 124, no Centro do RioDivulgação

Mais de cem entidades da sociedade civil realizarão dia 1º de setembro, às 18h, no Clube de Engenharia do Brasil, na Avenida Rio Branco, 124, 25º andar, no Centro, Ato em Defesa da Soberania Nacional e da Democracia. Participarão categorias profissionais, estudantes, movimentos sociais e parlamentares. A palestra principal será do economista Mauro Osório. Será lançado um Manifesto e uma Assembleia Permanente pela soberania. Acontecerão outros encontros. "Repudiamos a intromissão no Poder Judiciário brasileiro", afirma o presidente do Clube, Francis Bogossian.
Ex-candidato a vereador assassinado em Campos
O ex-candidato a vereador pelo Republicanos nas eleições de 2020 Maicon Rosa Braga, de 44 anos, foi morto com pelo menos um tiro na região do pescoço, na Avenida Beira Lago, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense do estado do Rio. A suspeita é que o crime teve motivação política. 
Vereadores do Rio entram na luta contra a "adultização"
A exploração infantil nas plataformas digitais virou assunto prioritário na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Na Câmara do Rio, projetos estão sendo analisados, prevendo também a proteção infanto-juvenil. Foi criado o "Maio Laranja", dedicado à promoção de ações de enfrentamento à violência sexual.
PICADINHO
Amanhã, a organização Motriz promove em São Paulo o Encontro Anual Redes Que Transformam, com foco nos anos finais do ensino fundamental. O secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirrinha, participará do evento.

O Pro Criança Cardíaca realiza o projeto "Informa Coração – Informações que vão direto ao coração" com a palestra "Sexualidade e Maternidade, uma Relação Possível”, ministrada pela psicóloga e psicanalista Nathalia Figueira. O encontro é gratuito, aberto ao público e com vagas limitadas. Amanhã, às 14h.
O Fórum da Afya Unigranrio Duque de Caxias discute hoje, às 16h, o papel das empresas no enfrentamento à violência doméstica. O evento é aberto para a comunidade. Rua Professor José de Souza Herdy, 1160 - Jardim Vinte e Cinco de Agosto.