Deputado federal, Luís Carlos Gomes foi reeleito em junho presidente estadual do Republicanos Viny Fabiano/Divulgação
O Republicanos definiu uma meta ousada para as eleições de 2026: eleger seis deputados estaduais. Para isso, o partido precisará mais do que dobrar sua votação, saindo dos 322.674 votos obtidos em 2022 — que renderam três cadeiras — para ao menos 700 mil votos. A marca é comparável ao desempenho do PSD na última eleição, quando, sob a força política do prefeito Eduardo Paes, conquistou 645.331 votos e seis cadeiras. O desafio é grande: em 2022, o PSOL obteve 514.436 votos e cinco eleitos, enquanto o PP somou 414.957 votos para eleger quatro parlamentares. De volta à presidência estadual da sigla, Luis Carlos Gomes aposta em uma nominata com potencial de mais de 400 mil votos, segundo seus cálculos. Entre as apostas estratégicas, está a recente filiação do ex-deputado Renato Zaca e o ex-prefeito Waguinho. "Estamos apenas começando. O Republicanos vai surpreender em 2026", afirmou Gomes, confiante no projeto de crescimento da legenda.
Português divulga Miguel Pereira pelo mundo
André Português fecha parcerias para Miguel Pereira, no Centro-Sul do RioSecom Pmmp
André Português, ex-prefeito de Miguel Pereira, já passou, apenas este ano, por mais de dez cidades pelo mundo para falar sobre empreendedorismo. China, EUA e Portugal foram alguns dos países visitados. Em Dubai, Abu Dhabi e Doha fechou aulas gratuitas com a Federação de Jiu Jitsu dos Emirados. A próxima parada será a Itália. "Apresento a cidade como exemplo de desenvolvimento sustentável, qualidade de vida e potencial turístico".
Câmara do Rio recebe mais de 50 projetos para crianças
Mais de 50 projetos para a proteção de crianças e adolescentes foram apresentados à Câmara Municipal pelo vereador Leniel Borel (PP). Os temas abrangem saúde, educação, assistência social, segurança, cultura e direitos humanos. Entre as propostas, "Alimento Garantido nas Férias", que assegura refeições no recesso escolar, e o "Programa de Atenção às Crianças Órfãs de Feminicídio", com acompanhamento psicossocial e educacional.
Avança implantação de CPF como número único no SUS
Durante audiência pública, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu ao deputado Julio Lopes (PP) que apresentará, até o fim do mês, o plano e o cronograma para o CPF ser utilizado como número único no SUS. Segundo Lopes, autor da lei, a implantação da medida trará uma economia de R$ 60 bilhões ao país. "A população brasileira é composta de 208 milhões de cidadãos, mas existem 360 milhões de cadastros ativos no SUS", compara.
PICADINHO
O Consulado do Japão no Rio e Lab-Asia da Uerj realizam seminário pelos 130 anos das relações diplomáticas entre os países com palestra do professor Tomohiko Kobayashi, da Universidade de Comércio de Otaru, do Japão. Hoje, às 10h, na Uerj.
O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Ricardo Cappelli, lança "O 8 de janeiro que o Brasil não viu". Hoje, às 19h, na Livraria da Travessa. Rua Visconde de Pirajá, 572, em Ipanema.
Marcia Milhazes Companhia de Dança estreia o espetáculo "Piquenique, variações amorosas", amanhã, às 20h30, no Mezanino do Sesc Copacabana. Rua Domingos Ferreira, 160.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.