O alto consumo de doces aumentou a incidência de diabetes do tipo 1 em crianças e adolescentesPixabay

O terrível hábito alimentar das crianças de comer doces e tomar bebidas açucaradas traz consequências terríveis para a saúde infantil. A Câmara de Vereadores do Rio está preocupada com isso. São quase 93 mil crianças e adolescentes que convivem com a diabetes melittus tipo 1. O número coloca o país em terceiro lugar no ranking mundial, atrás da Índia e dos Estados Unidos. O tema do Câmara Rio Reportagem Especial da próxima quarta-feira (13/08) é a incidência da doença. Na Câmara Municipal, leis foram criadas para ajudar na prevenção: a que proíbe alimentos ultraprocessados nas cantinas escolares e a que estabelece o programa de prevenção ao diabetes nas escolas e creches municipais para detectar alunos diabéticos e indicar o tratamento de saúde adequado.
Escala 6x1: O tempo gasto até o trabalho

Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários, luta pelo fim da escala 6x1 Divulgação

A maioria dos trabalhadores da escala 6×1 é de jovens negros que ganham até um salário-mínimo e meio e gastam mais de 1h30 até o trabalho. Os dados constam no Atlas da Escala 6X1, parceria do Observatório do Estado Social Brasileiro, do Sindicato dos Comerciários do Rio e da Associação Trabalho, Rede, Acompanhamento e Memória. O presidente do Sindicato, Márcio Ayer, diz: "O documento é instrumento na luta contra a jornada extenuante".
Mercado Popular da Tijuca é reconhecido por lei
A Câmara de Vereadores do Rio aprovou projeto do vereador Marcio Ribeiro (PSD) que declara o Mercado Popular da Tijuca como interesse econômico, cultural e social do município. "É um reconhecimento merecido. O Mercado é um polo de trabalho, cultura e convivência. A valorização dos pequenos comerciantes é fundamental".
Programa do estado incentiva esportes para autistas
A Alerj aprovou projeto dos deputados Arthur Monteiro (União) e Índia Armelau (PL) que cria a Política Estadual de Conscientização sobre a Importância do Esporte para o Desenvolvimento Cognitivo e Social de pessoas com TEA. A lei prevê parcerias do estado com a iniciativa pública e privada.
PICADINHO
A Graviola Produções marca presença no Rio Innovation Week, hoje, com dois painéis no palco EduTech sobre "Cultura, Saúde Mental e Educação" e “Tecnologia e Cultura Unindo Forças”.

O Pontão de Cultura Vidigal Cultural lança o projeto "Livro de Memória – Caricaturas de Mestres da Cultura". Hoje, às 18h30, no Casarão Nós do Morro.

A Caixa Cultural apresenta o Festival "Dupla de Três" com Suricato, Ana Cañas e Zé Renato. Hoje, às 19h, no Teatro Nelson Rodrigues. Avenida República do Paraguai, 230, Centro. Grátis.