Ao contrário do que muita gente pensa, a direita raiz fluminense entende que a bancada do Centrão atrapalhou mais do que ajudou o Governo Bolsonaro. Por conta disso, nasce um movimento para não reeleger quem for do Centrão. Não será fácil. Para o professor adjunto do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP), Pedro Villas Bôas, "será reduzida a taxa de renovação em 2026. Embora com Eduardo Paes na disputa pelo governo do estado, o cenário pode ser favorável para uma renovação moderada na Alerj. Ele tem uma base política forte e pode mobilizar eleitores que buscam mudanças, beneficiando candidatos alinhados à sua proposta". Na última eleição, a renovação para legislatura da Alerj que se encerra o ano que vem foi de 45,7%. De 70 deputados, 32 entraram para a Casa em 2023 e o restante foi reeleito. O percentual representa uma queda em relação à eleição em 2018, quando a renovação atingiu 51%, com 36 novos. O Centrão precisa botar as barbas de molho.
Transferência de voos alivia setor aéreo
RIOgaleão também é conhecido como Aeroporto Internacional Tom Jobim - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio
RIOgaleão também é conhecido como Aeroporto Internacional Tom Jobim Marcos de Paula/Prefeitura do Rio
A partir de outubro, o RIOgaleão receberá 38% de voos a mais. A medida segue determinação da ANAC, que limitou os voos no Santos Dumont, que terá redução em 35,76%. Localizado perto do Centro, o excesso de passageiros gerava insegurança na área. Por outro lado, o esvaziamento do aeroporto internacional preocupava pela sua importância para o turismo e industrialização do estado, uma vez que um terço do comércio é realizado por via aérea.
Japeri aumenta inclusão de autistas
A prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros, sancionou quatro leis da vereadora Dani Barros (também do PT) sobre inclusão: identificação precoce do autismo, distribuição de cordões de girassol e quebra-cabeça, emissão de carteiras e fixação de placas em hospitais para pacientes com TEA e múltiplas deficiências.
Mais rigor na isenção de taxa em concursos públicos do Rio
A lei do deputado Carlinhos BNH (PP) que isenta mulheres vítimas de violência na inscrição em concurso público do estado será mais rigorosa do que a que trata as cotas para pessoas pretas entrarem na universidade. No caso das mulheres, o benefício só valerá cinco anos seguintes ao da concessão da medida protetiva ou do trânsito em julgado da sentença condenatória. Para ter direito, é necessário apresentar a decisão da Justiça Estadual.
PICADINHO
A deputada Sarah Poncio (Solidariedade), a mais jovem parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), passa a integrar a Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
O presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), Elias Jabbour, receberá o Título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro, destinado a pessoas que prestam serviços de relevante interesse público para o município, mesmo não tendo nascido na cidade.
A jornalista Juliana Rosa lança "De galinha a gavião" hoje, às 19h, na Livraria Janela, no Shopping da Gávea. O ex-ministro da Fazenda Pedro Malan estará presente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.