O sistema de catamarã de Araruama tem capacidade para transportar até 360 passageiros por diaDivulgação/Prefeitura de Araruama

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o projeto de um novo sistema de transporte público aquaviário que facilitará os cariocas que moram próximos às principais lagoas de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste. Uma ideia ainda desde o governo do prefeito César Maia, nos anos 2000. Um modelo menor mas que pode ser estudado na fase de avaliação da implantação é o Sistema de Travessia Aquaviária de Araruama pelo sistema Ferry Boat. Cada catamarã que já está em operação na Lagoa de Araruama tem espaço para 29 passageiros e dois tripulantes; possui todos os equipamentos de segurança exigidos pela Marinha e internet (wi-fi) gratuita. Por dia, o Sistema tem capacidade para transportar até 360 pessoas. O valor do bilhete é R$ 6,00 e o tempo estimado do percurso é de 20 a 25 minutos.
Processo contra Moro enfraquece Fux

Ministro do STF, Luiz Fux é cobrado por fala de Moro contra Gilmar MendesGustavo Moreno / STF

O magistrado Luiz Fux teve toda a sua formação jurídica construída no Rio de Janeiro, onde ainda mantém relacionamentos pessoais e jurídicos. O ministro do STF foi um dos fiéis defensores da Lava-Jato. No momento em que o atual senador Sergio Moro expõe publicamente que o ministro Gilmar Mendes "vendia sentenças", o ex-juiz imputou a prática de um crime sem apresentar provas, conduta que, em tese, se enquadra no tipo penal de calúnia (art. 138 do Código Penal) e de difamação (art. 139 do Código Penal). Fux tem sido cobrado por colegas do Judiciário por algo que ele não disse, e sim o ex-juiz Moro.
CPI apura máfia da "proteção veicular"
O presidente da CPI das Câmeras da Alerj, deputado Alexandre Knoploch (PL), suspeita que testemunhas convocadas para depor sobre a atuação de empresas de proteção veicular não dizem o que sabem. "Estamos diante de uma investigação séria, que enfrenta máfias no Rio. O que mais nos chamou atenção é como muitos chegam dispostos a faltar com a verdade. A CPI continuará a se aprofundar na apuração sobre os esquemas de pagamento de resgates e outras práticas criminosas", declarou.
PL critica isenção do Imposto de Renda
A base eleitoral do líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), é Duque de Caxias, município com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,711, considerado baixo. Por isso, chamou a atenção ele ter desprezado o projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para quem recebe até R$ 5 mil mensais. Ele classificou a medida como um "troco" diante da elevada carga tributária no Brasil.
PICADINHO
O maestro e compositor Wagner Tiso fará o show de abertura da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) Expo, que acontece entre os dias 8 a 10, no Riocentro.

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) vai debater soluções para o estado durante a terceira edição do Fórum Rio Empreendedor, nos dias 8 e 9, no Centro.

Hoje, às 18h, acontecerá o debate público sobre o projeto que institui o "Programa Memória, Verdade e Justiça Carioca", no Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro. Avenida Rio Branco, 277, Centro.