O II SEERJ será realizado no Cefet, na unidade Maracanã, localizado na Rua General Canabarro, 485.Érica Martin / Agência O Dia

Uma taxa de mortalidade materna superior à média brasileira é um dos muitos desafios que o Estado do Rio de Janeiro enfrenta. Para debater soluções para este e outros assuntos, o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado (Friperj) realizará, a partir de amanhã até o dia 26, o II Seminário de Estudos sobre o Estado do Rio de Janeiro (II SEERJ) com o tema "Pensando o território fluminense". O objetivo é contribuir para uma agenda que coloque o estado em um círculo virtuoso e ampliar interações entre as universidades públicas e a sociedade fluminense. A programação inclui mesas com especialistas e apresentação de trabalhos selecionados pela Comissão Científica do evento, que será realizado no Cefet Maracanã.
Casamentos das religiões afro-brasileiras podem ter validade civil

Átila Nunes, que é umbandista, é o autor do projeto sobre as uniões afrosLG Soares / Alerj

Os casamentos religiosos celebrados com ritos das religiões afro-brasileiras, especificamente da umbanda e do candomblé, poderão ser legitimados no Estado do Rio. O projeto, do deputado Átila Nunes (PSD), foi aprovado pela Alerj. "É um processo de equidade. As igrejas Católica e Evangélica têm direitos que as religiões de matrizes africanas não tinham. Os casamentos nesses ritos poderão ter efeitos civis", explica o parlamentar.
Primeiros socorros na grade curricular do Rio
Salvar vidas será ensinado em sala de aula. Foi sancionada lei da vereadora Gigi Castilho (Rep) autorizando alunos do 9º ano da rede municipal a treinar manobras de Heimlich, realizada em casos de engasgos. A justificativa do projeto cita que adolescentes na faixa dos 15 anos já conseguem executar as técnicas. O aprendizado, que não é obrigatório, será realizado com apoio de agentes de saúde, Corpo de Bombeiros e equipes do SAMU.
Profissionais da Saúde promovidos para Ministério
O projeto que transfere os profissionais de saúde da rede federal para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Agora, a proposta segue para o Senado. Uma das articuladoras da proposta, a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ) resumiu a importância da mudança: "O projeto transfere a carreira para o Ministério, proporcionando maior valorização da categoria".
PICADINHO
O Instituto de Medicina e Cidadania e o SESI/Firjan realizarão oficina de leitura e de criatividade para crianças do Morro Azul. Amanhã, na Biblioteca do Espaço SESI/Firjan da comunidade.

Niterói recebe o lançamento do livro "Descomplicando a produção cultural", de Luciane Conrado, na Livraria da Travessa de Icaraí. Amanhã, às 19h. Rua Dr. Tavares de Macedo, 240.

O encontro "Apresenta Summit 2025" reunirá nomes do entretenimento, cultura, esporte e turismo, autoridades e especialistas em tributação para discutir o futuro dos eventos e seu papel estratégico no desenvolvimento do país. Amanhã, em Copacabana. Inscrições: https://ingresse.com/apresenta-summit-2025/.