campanha Transparência da Moda Brasil arte de divulgação
Dentre as empresas pesquisadas, a pontuação média foi de 17%, um ponto percentual a menos do que no ano passado. Ou seja, apesar de tantas promessas e o marketing em cima de supostas ações sustentáveis, o setor andou uma casa para trás.
Copa do Mundo
Vale ressaltar que no ano do mundial, diversas marcas de esporte não apresentam bom desempenho, reforçando que a transparência e a sustentabilidade socioambiental na moda precisam ser pautadas também fora do setor - recomenda o relatório. Muitas empresas do ramo produziram roupas temáticas para suas marcas próprias ou para terceiras, assim como para atender ao mercado de brindes de itens relacionados à Copa.
É um grande desafio para a cadeia produtiva global, porém é o elo crucial capaz de garantir dignidade na vida dos trabalhadores do setor. No relatório deste ano, 67% das empresas analisadas não divulgaram nenhuma informação sobre suas listas de fornecedores. Essa seção foi a que teve maior queda.
"Justiça social e justiça climática estão intrinsecamente ligadas. A moda, como uma das grandes indústrias do mundo, deve operar de forma mais justa e transparente, proporcionando um meio de vida digno para seus trabalhadores e contribuindo para a regeneração da Natureza" afirma Isabella Luglio, coordenadora do projeto e a frente da equipe educacional da organização.
Quinta edição
Aponta que, apesar da crescente perda da biodiversidade brasileira, nenhuma marca divulgou publicamente compromissos mensuráveis e com prazo determinado para o desmatamento zero.
Para o cálculo do índice, são levados em consideração informações sobre: políticas, práticas e impactos socioambientais setoriais. São mais de 200 indicadores englobando a cadeia de valor - desde salários pago, rastreabilidade, biodiversidade entre outros.
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