Guardiões das Águas -divulgação- Fábio Caffé
A partir da coleta de pequenas quantidades de água, os pesquisadores farão uma análise, mostrando para a população os microrganismos do mar que se reproduzem cada vez mais nas águas, deixando-as com colorações esverdeadas, avermelhadas ou amarronzadas.
"Essa situação pode gerar malefícios para o ecossistema marítimo e, consequentemente, para a vida humana", explica Priscila Lange, pesquisadora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia (Lasa) da UFRJ e coordenadora do projeto de extensão Sentinelas do Mar.
Os Guardiões das Águas é uma uma iniciativa do Instituto Núcleo Maré (INMar) em parceria com as universidades UFRJ, Uerj, UniRio. Esse "consórcio" ambiental promove neste sábado a sua segunda intervenção na Barra da Tijuca.
O evento na Praia dos Amores (Barra) vai oferecer aulas de surf e mostrar a importância da água para a vida e o meio ambiente para os cariocas na semana em que o planeta celebra o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março. Integrando esporte e meio ambiente e uma atividade de coleta de amostras de água e plâncton com auxílio de pranchões. A proposta é permitir que crianças moradoras dos arredores e de outras comunidades do bairro aprendam sobre qualidade da água, poluição e consciência ambiental.
Instituto Núcleo Maré
Seus principais pilares são a educação ambiental e a proteção do bioma costeiro. A partir de ações como limpeza de praia, turismo ecológico, coleta seletiva e plantio de mangue, o Núcleo Maré incentiva moradores das comunidades da região e visitantes do projeto a participarem das ações, fomentando a conscientização ambiental.
É um dos parceiros do Lasa e da Extensão da UFRJ para a coleta de amostras e monitoramento das águas do Canal da Barra da Tijuca, parceria fundamental para manter os moradores da região informados e alertas quando o usufruto da água é apropriado ou não. A Extensão da UFRJ contém 3 mil projetos de diferentes áreas que atingem um público de mais de 2 milhões de pessoas por ano, no Rio e em todo o Brasil, com pesquisas, eventos, cursos, oficinas e capacitações.
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.