Vista Chinesa no Rio de Janeirofoto de divulgação Parque Nacional da Tijuca
O grupo, que já havia embarcado, mantém a missão de alinhavar e fechar acordos com os chineses em vários segmentos econômicos, como: agronegócio, ciências, tecnologia, minério, transição energética e meio ambiente. O turismo também desperta o interesse devido a grande possibilidade de crescimento através de intercâmbios e propostas para maior captação de visitantes daquele país.
Nos anos anteriores à Covid-19, a China já era o principal emissor de viajantes internacionais do mundo. Cerca de 155 milhões de turistas gastaram mais de um quarto de trilhão de dólares além de suas fronteiras em 2019, segundo a Organização Mundial do Turismo. Entre 2019 e 2021, o Brasil recebeu 77.235 visitantes da China. Já em 2022, foram 8.787. Para 2023, o volume de viagens internacionais deve chegar a 110 milhões, entre turistas chineses, e o Brasil quer atrair uma parte deles, mas a retomada com força total das viagens ao exterior por parte dos chineses deve ocorrer apenas em 2024.
"A china é um dos principais mercados emissores do mundo além de gastarem bastante. É muito importantes estreitar o relacionamento e posicionar o Brasil e o Rio de Janeiro como principal destino. Esse estado tem exatamente o que chinês procura em suas viagens: Ecoturismo, uma cultura pujante, além do turismo de Negócio." explinca Tatiana D'Angello, gestora de Marketing e Novos Negócios da Federação de Conventions &Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro.
No entanto, para essa maior atração é preciso fazer o dever de casa. Para que os chineses incluam o Brasil entre seus roteiros de viagem, precisamos divulgar estrategicamente nossos inúmeros destinos. As autoridades e empresas do setor precisam entender melhor as demandas e preferências dos turistas chineses para poderem oferecer a eles serviços e experiências que atendam às suas expectativas. É preciso desenvolver guias e materiais de divulgação em mandarim, assim como customizar opções e ofertas baseadas na cultura e expectativa chinesas.
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.