Nova funcionária do Aeroporto do Galeãofoto de divulgação Rio Galeão
Tê-los entre o corpo de funcionários não é nenhuma novidade no mundo. Eles ajudam a afugentar outros bichos não credenciados para circularem na pista. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte recolheu 343 intrusos no ano passado e 33 em abril. Conta com um literal cão de guarda e uma equipe de falcões no seu quadro de empregados.
“Para garantir o sucesso das atividades, considera-se que a ave está em primeiro lugar e o seu bem-estar deve ser assegurado em todos os momentos. As aves utilizadas pela falcoaria são sempre oriundas de criadouros registrados no órgão ambiental competente, possuem nota fiscal e anilhas de identificação de origem’, explica Dardânia Leite, gestora de Sustentabilidade, Qualidade e Administrativo do BH Airport.
O Aeroporto Internacional Tom Jobim no Rio de Janeiro pode ser facilmente confundido com um zoológico. O Rio Galeão é pioneiro no uso de cabras em sua equipe. Estrela e Cintilante são tão queridos que já ganharam até os apelidos de “baby bode” e “bode véio".
Os bodes se juntaram aos gaviões Radar e Kaká; dos falcões Árya, Minerva e Ravena, além do cachorro Hammer, resgatado em março de 2020 e treinado para ajudar no afugentamento de aves e demais animais que possam prejudicar a operação aeroportuária.
desempenho ambiental”, afirma Milena Martorelli, gerente de sustentabilidade do RIOgaleão.
Cadela psicóloga
Foi-se o tempo em que o clássico do compositor Belchior atribuía às aeromoças a função de acalmar os passageiros. Hoje em dia, quem tem essa função no Galeão é Gigi. A cachorrinha brincalhona circula pelo saguão com a missão de amenizar a fobia dos passageiros. É que apesar de ser considerado o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, 42% dos brasileiros sentem medo de voar, segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – IBOP.
“Sabemos que existem pesquisas que apontam que a interação com animais pode acalmar e trazer sensações ligadas ao bem-estar. Nosso trabalho com a Gigi é justamente proporcionar bons momentos para os passageiros do RIOgaleão, fazendo com que a experiência de voar seja inesquecível”, afirma Milena Martorelli, gerente de Sustentabilidade do RIOgaleão.
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.