Em meio a diversas definições de comportamentos sexuais, a expressão "ecossexual" ganhou notoriedade e agitou as consultas por essa palavra nas plataformas de busca após o ator Sérgio Marone, da Rede Globo, assumir essa posição. No entanto, sua declaração gerou exageros, desinformações e fake news.
Ativista ambiental, o artista, de 42 anos revelou que não consegue manter relações sexuais com pessoas descompromissadas com a causa assim como sente atração pelos mais engajados. E acrescenta que considera “brochantes” pessoas que não possuem consciência ambiental.
"Uma pessoa que tem hábitos sustentáveis passa por uma profunda transformação de seus valores e ações no cotidiano. Quando ela compartilha parte significativa de sua vida é preciso que a outra pessoa comungue dos mesmos rituais, se não, vai dar conflito!" - alerta Flávia Freitas, coordenadora dos cursos de Administração e Marketing das Faculdades Hélio Alonso - Facha.
O impacto da mentalidade verde nos namoros Essa mentalidade verde já está refletindo nos comportamentos dos usuários de aplicativos de encontros Bumble. Cada vez mais, eles destacam a importância de práticas de ações nesse sentido em suas buscas por conexões românticas.
"Proteger o planeta está na mira da Geração Z e dos Millennials. Vemos como isso influencia cada vez mais as decisões que eles tomam em seus encontros e relacionamentos", justifica Javier Tuiran, porta-voz da Bumble.
Esse alinhamento resultou até mesmo em uma expressão própria para definir os mais engajados: "Green Dating".
Você é um Green Dating? Em resposta a essa demanda, a empresa de intermediação amorosa criou o selo de interesse "Causas ambientais", que se juntou às opções de "vegetarianismo" e "veganismo". Os pretendentes destacam cada vez mais suas ações e pensamentos sustentáveis como atrativos e qualidades.
"A prática do selo verde já acontece há algum tempo entre empresas e costuma gerar uma valorização da imagem. No caso do indivíduo, o mesmo deve acontecer" - contextualiza a coordenadora da Facha
Uma das preocupações é que na ânsia de se mostrar como sustentável, as pessoas cometam os mesmo "pecados" de algumas empresas: exagerar, criar Fake News ou ou fazer ações apenas buscando o reconhecimento. Neste caso, o tiro pode sair pela culatra. O mercado é implacável quando essas ações são desmascaradas e que recebem o nome de "greenwashing".
"Se as pessoas se autodeclararem e não mantiverem esses valores na prática, assim como as empresas, vão sofrer consequências de credibilidade no relacionamento" - compara a Coordenadora das Faculdades Hélio Alonso.
A sondagem entre os disponíveis para namoro revelou que mais de 69% dos usuários entre 18 e 34 anos consideram importante estar cientes de seu impacto ambiental. Essa preocupação também se reflete no desejo de 59% em namorar alguém que compartilhe dessas mesmas opiniões.
Quanto mais engajados, mais atraentes
Mais da metade considera atraente quem se preocupa com o impacto ecológico. Essa tendência é maior, com registro de 70%, entre mulheres da Geração Z, com idade entre 18 e 24 anos. Entre elas, fica bem nítida a atração por quem age em prol do planeta.
O estudo também aponta que mais de 36% acreditam que pessoas com essa visão são melhores parceiros, pois demonstram ser atenciosas e sensíveis. Esse recorte confirma a ideia de que a consciência ambiental é um traço valorizado nos relacionamentos atuais.
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