extrativismo natural de florestas transformado em instrumentos musicaisfoto divulgação FSC

A intersecção entre natureza e música é o foco de um projeto inovador de conscientização promovido pela FSC Brasil, uma organização sem fins lucrativos que lidera iniciativas de manejo florestal sustentável em 84 países desde 1984.

Intitulada "A Floresta que me Habita", a segunda fase dessa campanha trouxe à cena um notável músico da MPB contemporânea, João Camarero, que se propôs a traduzir a cadeia produtiva sustentável através das cordas de seu violão.

Da Floresta à Melodia: Uma Sinergia Harmônica

Antes da música ecoar, um espetáculo à parte se desenrola, onde a floresta é o palco e os protagonistas são empreendedores locais da Amazônia. Eles se dedicam à arte de construir instrumentos musicais a partir de madeiras nativas certificadas por práticas de manejo florestal responsável e desenvolvimento socioambiental.

O intuito é mostrar ao grande público que a floresta está mais próxima de nós do que muitos imaginam, fazendo parte de nossos prazeres cotidianos, como a música.

“Nosso objetivo é revelar a potência da economia da floresta e como ela nos proporciona tantas alegrias na vida. A música é uma das dádivas da natureza, e é isso que celebramos nessa nova campanha”, declara Daniela Vilela, diretora executiva do FSC Brasil.

O projeto é complementado por um inédito mini documentário, gravado na Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, onde são produzidos instrumentos de corda a partir de matérias-primas certificadas pelo FSC. O documentário também destaca as operações da "Mil Madeiras Preciosas", referência em manejo responsável de produtos madeireiros de florestas nativas no Brasil.

Quando a Madeira Se Torna Melodia:
A madeira da Amazônia pode evoluir de matéria-prima a um violão melódico. Conexões com a natureza, saberes ancestrais, empoderamento de comunidades tradicionais e empreendedorismo convergem nesse caldeirão de cultura da floresta manejada de maneira responsável e certificada.

"Com essa campanha, unimos todos os elos da produção responsável de produtos florestais e mostramos que a floresta também é sinônimo de arte, música, cultura e bem-estar. Ela está presente em tudo o que apreciamos", ressalta Rodrigo Boro, CCO da FLX Comunicação e idealizador da iniciativa "Floresta que me Habita".