São avaliadas iniciativas que tenham reduzido o uso de tempo e de recursos nos canteiros
Empresa mineira concorre ao prêmio com sistema de gerenciamento de projetos que melhora a produtividade da obra e reduz em 45% os custos com impressões - Freepik
Empresa mineira concorre ao prêmio com sistema de gerenciamento de projetos que melhora a produtividade da obra e reduz em 45% os custos com impressõesFreepik
Uma mobilização nacional para a divulgação e a promoção de boas práticas que tenham proporcionado a melhoria da produtividade nos canteiros de obras. Este é o objetivo do Prêmio Produtividade do Mesmo Lado, iniciativa da Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias) que conta com o apoio das entidades participantes da iniciativa “Do Mesmo Lado”. A votação é popular e o público pode conhecer melhor os projetos concorrentes até o dia 10 de abril em produtividadedomesmolado.com.br. De acordo com o regulamento, estão concorrendo pessoas jurídicas, que podem ser empresas mistas, privadas e/ou instituição de pesquisa, que tenham algum produto, serviço ou sistema construtivo cuja implantação em obra gerou melhoria na produtividade. São avaliadas obras residenciais, comerciais, industriais ou institucionais, além de projetos de infraestrutura como mobilidade urbana, transportes, energia e saneamento. As soluções devem ter sido implementadas, obrigatoriamente, em pelo menos uma obra, tendo resultados comprovados na melhoria da produtividade com redução do uso de tempo e de recursos em relação à solução anteriormente utilizada. As ações podem ser financeiras (geração de economia), físicas (equipamentos, materiais) e/ou equipe (mão de obra direta). O resultado será anunciado em maio.
Sistema de gerenciamento de projetos
O Grupo Patrimar é uma das empresas concorrentes com o ConstruCode, um sistema de gerenciamento de projetos que melhora a produtividade da obra e reduz em 45% os custos com impressões, além de otimizar outros aspectos. O software foi implementado em todas as obras das construtoras Patrimar e Novolar, entregando funcionalidades que, além de diminuir os gastos, reduzem os erros de execução, e prezam pela sustentabilidade, já que em média 312 folhas eram impressas por mês em um único empreendimento de 30 pavimentos.
Nathalia Gomes, gerente de Qualidade e Sustentabilidade do Grupo Patrimar, conta que o sistema facilita o contato entre canteiro de obra, projetistas e escritório. "Apenas com a leitura do QR Code é possível realizar o acesso ao projeto de forma online, minimizando o tempo de busca e disponibilizando a informação para todos. O resultado nos mostrou que tivemos uma melhoria significativa”, afirma Nathalia.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.