Coleta e descarte adequado de lixo nos condomínios
Iniciativa separa o material orgânico e o reciclável, dando destino certo aos resíduos
Lixo recolhido dos condomínios é levado para os galpões parceiros da startup e, depois de separado e pesado, é prensado e vendido à indústria recicladora - Freepik
Lixo recolhido dos condomínios é levado para os galpões parceiros da startup e, depois de separado e pesado, é prensado e vendido à indústria recicladoraFreepik
Se você ainda não separa adequadamente o seu lixo, é hora de mudar a sua rotina. O mesmo vale para o dia a dia dos condomínios. Isso porque o Brasil está entre os cinco países maiores produtores de lixo do mundo, de acordo com dados do WWF (World Wide Fund for Nature - Fundo Mundial para a Natureza). Para mudar essa realidade, uma das soluções é somar forças com empresas que fazem a gestão do lixo. A Cipa, por exemplo, fechou parceria com startup Minha Coleta, que atualmente está em mais de 130 condomínios no Rio. A empresa instala containers nos prédios, separando o material orgânico e o reciclável, além de recolher uma vez por semana com seus caminhões.
O lixo é levado para os galpões parceiros da startup e, depois de separado e pesado, é prensado e vendido à indústria recicladora. De acordo com a administradora, o processo é rastreável e mostra como todo este ecossistema é integrado dentro da lógica de sustentabilidade. “Os ganhos são imensuráveis para os condomínios que aderem a esse tipo de serviço. O descarte inadequado do lixo, que acaba gerando conflitos na ponta, simplesmente deixa de existir. Os moradores, por sua vez, passam a adotar práticas mais responsáveis em relação ao lixo. Esse movimento ajuda a dar uma noção maior de pertencimento à cidade, saindo um pouco da bolha do condomínio”, explica Bruno Queiroz, gerente de Novos Negócios da Cipa.
Campanha do agasalho movimenta setor
Que tal ajudar quem mais precisa com aquele casaco que você não usa mais? O mercado imobiliário está engajado nesta causa importante e conta com a sua participação. O Grupo Patrimar, por exemplo, recebe doações de agasalhos até o dia 7 de junho que serão destinados à “Ação Social Recreio” (www.acaosocialrecreio.org). Os itens podem ser entregues em um dos pontos de coleta da empresa no Rio:
1 – Lounge de vendas do Oceana Golf – Avenida das Américas, 10.001, Barra da Tijuca; 2 – Novolar Recreio: Central de Vendas – Avenida das Américas, 18.800, Recreio dos Bandeirantes; 3 – Estande de vendas do Flores do Brito – Estrada do Campinho, 5.015, Campo Grande; 4 – Estande de vendas do Novolar Moinho – Estrada do Moinho, 135, Campo Grande.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.