Na capital fluminense, a valorização dos aluguéis foi de cerca de 10,13% em maioFreepik

Os aluguéis residenciais de São Paulo e do Rio de Janeiro registraram a menor alta acumulada dos preços em maio. Na primeira capital, o valor médio teve avanço de 8,68% nos últimos 12 meses, com o preço do metro quadrado (m²) fechando em R$ 68,91, o que representa 0,12% acima do observado em abril. Embora ainda positiva, é a menor taxa de crescimento anual apontada desde abril de 2022.
Na capital fluminense, o cenário é parecido. A valorização foi de cerca de 10,13%, o menor patamar em três anos. No mês passado, o preço médio do m² atingiu R$ 45,50, ou seja, 0,38% acima do verificado no quarto mês do ano. Os números são do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb. De acordo com o indicador, os resultados revelam uma desaceleração significativa nas duas maiores metrópoles do país. A variação, no entanto, ainda supera a inflação.
Para Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar, a moderação no crescimento dos preços não indica uma redução da demanda nas duas regiões. "É um bom sinal para inquilinos que buscam novas opções de moradia, já que a redução do ritmo de crescimento tende a tornar o mercado de aluguel menos volátil. Para os proprietários, é importante ressaltar que, mesmo com a desaceleração, a valorização acumulada ainda se mantém acima da inflação, protegendo o valor do patrimônio. O mercado continua aquecido", analisa Reis.