Magdala Furtado, Vice-prefeita de Cabo Frio Andréa Reys (RC24h)

A coluna desta quarta-feira (5) começa por Cabo Frio, onde a vice-prefeita Magdala Furtado (PL) vai assumir o comando do governo municipal a qualquer momento. O prefeito, José Bonifácio (PDT), está internado num hospital de Niterói desde a última sexta (30), e o estado de saúde se agravou nos últimos dias. Bonifácio luta contra um câncer há anos. Nesta terça (4), ela entrou em contato conosco para informar que o núcleo duro do prefeito - leia-se Mirinho Braga (Gabinete), Gustavo Beranger (assessor especial), Jefferson Buitrago (Mobilidade Urbana) e Janio Mendes (Saúde) - conversou com ela para propor uma transição de governo civilizada. Magdala disse que ficou surpresa mas que os recebeu no escritório do filho dela, no centro da cidade. Ela contou que chorou muito, foi um momento de muita emoção, quando ela desabafou e teve a oportunidade de botar pra fora todos os infortúnios e a tentativa de desqualificação que ela vem sofrendo. “Coração está aliviado”, disse. E que, acima de tudo, ela ficou preocupada porque acredita que essa atitude deles revela que o estado de saúde do Zé é realmente preocupante e que “não há espaço no coração para mágoa nem caça às bruxas. “O momento agora é de buscar o melhor para Cabo Frio”. Contou que está preocupada com a moeda social Itajuru, que não pode parar de pagar, os ônibus em Tamoios, as crianças nas escolas, a coleta de lixo (que ela percebeu que está comprometida), sem falar nos exames e consultas de saúde que estão muito demorados. São questões que ela vê que é necessário fazer uma composição e ter uma transição pacífica e sadia, como manda a democracia. Em nome dessa preocupação, ela aceitou e vai ter a transição. Destacou que o papel do presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO) foi importante, no sentido de buscar fazer essa junção em nome da governabilidade. Ao que parece, as coisas em Cabo Frio vão começar a tomar ares de normalidade. Outra preocupação é sobre futuras demissões. “Não é momento para falar disso”, frisou. Destacou que precisa tomar pé de toda situação: número de secretarias, funcionários, débitos do município, enfim.
 

AFASTAMENTO DE ZÉ

Após esta colunista tuitar que houve uma reunião com a cúpula do PDT – leia-se núcleo duro do governo, na noite desta segunda-feira (3), para discutir a possibilidade de afastamento do prefeito José Bonifácio (PDT), o vereador e líder do governo na Câmara, Davi Souza (PDT), disse que não havia tido tal encontro. Inicialmente, ele disse que estava dormindo. Questionado se ele dormia às 21h30, ele disse que não, que ele recebeu a informação às 22h30. Questionado se ele conseguia dormir nesse horário, diante do clima envolvendo Zé “uau, que sangue frio”, ele explicou que, na verdade, ele teve apenas uma reunião com a secretária de Educação, Elicéa da Silveira, para tratar do setor e disse que não falou sobre o prefeito. Fica aí o registro do vereador. Acredite se quiser. Mas só um pequeno tira-gosto pra ver o modus operandi do vereador Davi, que mandam e ele obedece, deixou aqui um pedacinho da sessão da Câmara da última quinta-feira (29) onde ele foi escrachado pela vereadora Carol Midori (PP), que teve a coragem e disposição de falar a verdade na cara dessas pessoas que escondem uma informação que toda a população de Cabo Frio tem o direito de saber: qual é o real estado de saúde do prefeito? O resto é só truque de cena pra distrair a atenção da plateia.

 José Bonifácio, Prefeito de Cabo Frio  - Andréa Reys (RC24h)
José Bonifácio, Prefeito de Cabo Frio Andréa Reys (RC24h)

VERDADE DEVE PREVALECER

O governo entrou em parafuso. O porta-voz, agora, do governo José Bonifácio, é aquele conhecido portal de notícia que tem condenações na justiça por espalhar notícias falsas, as chamadas fake news, inclusive contra esta redatora que vos escreve e que processa o site que publicou uma notícia dizendo que eu havia sido presa numa quadrilha de estelionato. Pois este site virou o mensageiro do governo de Zé. Contudo, na época das eleições era esse mesmo site que espalhava notícias falsas contra o prefeito e contra seu grupo político. Muito bem. Dito isso, a gente quer entender o motivo desse esforço do governo de tentar desqualificar a jornalista Renata Cristiane, que foi quem revelou, em primeira mão, para a população de Cabo Frio e toda região, que o Zé estava internado desde a sexta-feira (30). Inclusive, ao longo desta terça (4) fizemos vários contatos com o hospital onde o prefeito se encontra, para saber do estado de saúde, e a resposta foi a que ele permanecia internado.

Assinaturas de próprio punho de Bonifácio em junho de 2022 e junho de 2023 - Andréa Reys (RC24h)
Assinaturas de próprio punho de Bonifácio em junho de 2022 e junho de 2023Andréa Reys (RC24h)

PREVARICAÇÃO?

Agora, o que o internauta não sabe é que naquela mesma sexta nós fizemos contato com a Prefeitura, questionando o estado de saúde do Zé, e eles disseram que o prefeito estava bem. Então eles mentiram. Isso é prevaricar. E nesta segunda-feira (3), diante da incapacidade de conter essa notícia que, repetindo, soubemos em primeira mão, eles novamente orquestraram a imprensa parceira para tentar criar um jogo de cena, mais um teatro, e distrair a população quanto ao fato que realmente interessa: por que esconderam da população o fato de que um prefeito com câncer, visivelmente fragilizado, não teria mais condições de sequer assinar um documento, quanto mais administrar uma cidade. Inclusive recebemos uma denúncia de que o token (assinatura eletrônica) só pode ser usado em 60% das publicações oficiais; o resto tem que ser assinado de próprio punho, caso contrário invalida o uso do token. E seria por isso que eles colocam a caneta na mão do Zé e fazem a foto dele assinando. E as assinaturas se tornaram verdadeiros garranchos (compare nas imagens), porque ele está perdendo a coordenação motora. É uma forçação de barra absurda.
 
 


PREOCUPAÇÃO COM O PREFEITO OU COM PODER?

O então contador da campanha de Zé e ex-secretário, Bebeto Cardozo, que pediu demissão por estar inconformado com as atitudes do prefeito e seu grupo, postou uma reflexão nos comentários da nota da Prefeitura, nesta segunda-feira (3), no Instagram. A reflexão que Cardozo trouxe é a seguinte: se lá atrás, ao invés de escolher a Magdala Furtado (PL) como vice de Zé, fosse escolhida, por exemplo, a Daniela Mendes, filha de Janio Mendes (atual secretário de Saúde) e atual secretária de Relações Institucionais, será que eles iam querer que o Zé permanecesse e iam ficar montando esse teatro todo ou será que ele iam mandar o Zé pra casa descansar enquanto dariam posse a Daniela e ela continuar administrando? Cardozo foi além na sua reflexão, fizemos uma resenha hoje por telefone. Será que estas pessoas estão agindo assim por estarem preocupadas com a saúde do prefeito ou com seus interesses pessoais? Fato é que Cardozo – que foi do PDT durante muitos anos – é um verdadeiro homem-bomba, sabe segredos impossíveis de serem ditos, mas que a inteligência do internauta é capaz de supor, se mantém discreto, apenas trazendo esse pensamento. Ele falou sobre isso numa entrevista, nesta segunda. Confira o vídeo acima.