Prefeito Dr Serginho, secretários e o padre Renata Cristiane
O roteiro foi lançado em cerimônia na Praça Porto Rocha, em frente à Matriz Histórica de Nossa Senhora da Assunção.
A programação do lançamento contou com a apresentação do roteiro histórico-religioso e também do Tour da Matriz Histórica, especifico para a Igreja construída na área central da cidade. Após a apresentação, foi realizada uma encenação sobre Corpus Christi e a Coroação de Maria em frente à Igreja Matriz.
“Na quinta-feira, vivemos a retomada da tradição dos tapetes de sal, em celebração ao Santíssimo sacramento da eucaristia, com Corpus Christi, e agora lançamos esse roteiro histórico e religioso, que fala do retrato da fé católica em nossa cidade, ao longo do tempo. É com imensa alegria que expandimos nosso turismo para além da praia, fortalecendo os diversos segmentos em Cabo Frio. Uma cidade rica de história e cultura precisa valorizar isso, promovendo opções para o turista e também os moradores que queiram conhecer um pouco mais dessa linda terra”, destacou o prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL).
O secretário de Turismo de Cabo Frio, Davi Barcelos, exaltou o trabalho de diversificação do turismo na cidade, ressaltando a pluralidade de potenciais cabo-frienses.
“Esse é um produto que permite a moradores e turistas conhecerem parte da história de Cabo Frio, a sétima cidade mais antiga do país. Sabemos do potencial turístico de Cabo Frio para o o segmento de sol e mar, porém nossa cidade vai além disso. Esse é um roteiro que une história, cultura e fé, podendo ser explorado em todos os momentos da temporada. Com esse lançamento, valorizamos nossos monumentos, tombamentos e tantas riquezas dessa terra”, destacou.
O ROTEIRO
O “Cabo Frio – Caminhos de Herança e Fé” surge para enaltecer a importância e potencialidade histórica e religiosa que Cabo Frio possui, expondo a cidade sob um outro ângulo, revelando bens tombados e preservados na área central.
Sob a luz desse segmento turístico, nasce um novo produto voltado para o visitante que não quer apenas a motivação do destino de sol e praia, mas, além disso, quer conhecer os aspectos históricos e culturais como complemento à sua visita e estadia.
Além das informações técnicas dos atrativos que serão contemplados no roteiro a pé, quinze guias de turismo foram capacitados pela Secretaria de Turismo com um conhecimento complementar mais popular e despojado, com cultura popular cabo-friense, causos e contos, passagens interessantes vividas nos pontos de visitação e que até hoje são lembradas pelos moradores.
O roteiro aborda também a importância do Turismo de Experiência, aquele em que o visitante tem uma interação maior com a cultura e com a comunidade do destino.











Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.