Realizado na sede da instituição, no Rio, o evento contou com representantes de várias cidadesReprodução
O objetivo da reunião foi apresentar aos gestores municipais as diversas possibilidades de apoio do banco ao desenvolvimento das cidades, com foco em linhas de financiamento para obras de infraestrutura, projetos sustentáveis, iniciativas de inovação e melhorias nos serviços públicos. O encontro marcou uma aproximação estratégica entre o BNDES e as administrações municipais em busca de soluções para o crescimento regional.
PAPEL ESTRATÉGICO E TURISMO
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, conduziu o encontro e reforçou o papel estratégico dos municípios na construção de políticas públicas eficazes. Também esteve presente o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que destacou a importância do turismo como motor da economia local, bem como a coordenadora de Parcerias Regionais da Embratur.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Fabinho Costa publicou vídeo nas redes sociais ressaltando a importância do encontro para impulsionar o desenvolvimento econômico de Iguaba. "Estamos vivendo um novo ciclo de desenvolvimento na cidade. A ampliação da nossa estrutura turística é uma prioridade e participar de discussões como esta nos coloca mais próximos de grandes oportunidades para o município", afirmou.
ENCONTRO INÉDITO
Alexandre Martins elogiou bastante a reunião e lembrou que tratou-se de um encontro que nunca havia acontecido antes, aberto aos gestores municipais. "O BNDES tem várias linhas de crédito, possibilidade de ajuda na gestão, na atualização e aumento da receita. São financiamentos diversos com taxas mais baixas, é muito interessante. Foi discutido ali sobre desenvolvimento econômico da cidade, inovação, principalmente na questão da iluminação pública. Búzios já tem alguns, mas pra outros municípios é muito importante. Abriu-se várias portas e várias possibilidades para que todos tenham apoio do BNDES para diversas áreas", disse.

NOVOS PROJETOS
Daniela Soares, que foi acompanhada da secretária de Planejamento, Dayse Said, avaliou positivamente a agenda, destacando o potencial da reunião como oportunidade para captar recursos destinados a projetos estruturantes no município. Segundo a prefeita, a participação de Araruama em espaços estratégicos como este é fundamental para garantir investimentos que impulsionem o desenvolvimento local de forma sustentável e integrada.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.