A Câmara Municipal de Rio das Ostras foi palco de um protesto inusitado na tarde de segunda-feira (16)reprodução
Velório da Saúde marca protesto na Câmara de Rio das Ostras
Manifestantes levaram caixão, flores e velas ao plenário e cantaram paródia para criticar a gestão da saúde no município, gerando confusão durante o ato
A Câmara Municipal de Rio das Ostras foi palco de um protesto inusitado na tarde de segunda-feira (16). Manifestantes transformaram o plenário em um verdadeiro velório simbólico para denunciar o que classificaram como a “morte” da saúde pública no município.
O ato contou com caixão, flores, velas e até trilha sonora. Em coro, os participantes entoaram uma paródia da canção “Não deixe o samba morrer”, interpretada por Alcione, direcionando críticas ao secretário de Saúde, Fábio Simões, e ao prefeito Carlos Augusto Balthazar: “Deixaram a saúde morrer, deixaram a saúde acabar. A culpa é do secretário (Fábio Simões) e do (prefeito) Carlos Augusto Balthazar.”
A mobilização foi organizada pela associação Um Novo Olhar 2025. “Nada mais justo do que homenagear o sistema de saúde que morreu, neste local”, afirmou uma das manifestantes durante o ato.
O protesto gerou confusão no plenário e discussões entre participantes e integrantes da guarda municipal.
Até o momento, o prefeito Carlos Augusto não se pronunciou sobre o episódio. A Secretaria de Saúde também não emitiu posicionamento oficial. Já a Câmara Municipal evitou comentar para não entrar em atrito com o Executivo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.