Psicanalista Renata BentoDivulgação

Minha ex-sogra vive postando fotos da minha filha nas redes sociais. Fico preocupada com essa exposição. Como devo agir?
Janine Vieira, São Pedro da Aldeia.

Segundo Renata Bento, psicanalista e perita em Vara de Família, a exposição de crianças nas redes sociais, pela família, tem sido um tema cada vez mais discutido. A criança alienada ao adulto, e precisando dos cuidados deste, não tem qualquer condição de compreender os limites e os perigos a que está exposta, e muitas vezes, nem a própria família. Além disso, os pais são os responsáveis pelos cuidados em geral com os filhos e precisam estar atentos.
"Nossa leitora não traz muitas informações sobre a situação. Por exemplo: qual idade da criança/adolescente? Houve alguma conversa com o pai da filha sobre esse incômodo? A relação é cordial entre os pais separados? Qual a relação entre a mãe da criança/adolescente e a ex-sogra? Todos esses elementos são importantes para se pensar em qual seria a dificuldade dessa família em dialogar sobre esse assunto da melhor forma possível. Pensando sempre em benefício da menina", explica a especialista.
A internet é um mundo aberto para diversas direções tanto para o bem quanto para o mal. Saber navegar e utilizar bem as ferramentas disponíveis é muito importante. Mas também é preciso compreender a dinâmica familiar para que se possa ter uma compreensão mais ampla.
Lembre-se: expor de forma indevida informações pessoais de seus filhos e netos menores em redes sociais pode colocá-los em uma situação de vulnerabilidade, salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamaradianta.com.br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 99328-9328.
Casos resolvidos pela equipe do Reclamar Adianta (WhatsApp: 21 - 99328-9328 - somente para mensagens): Carlos Matos (Águas do Rio), Vanderlei Figueiredo (AMBEV), Norival Fernandes (Mercado Livre).