Encontro abordou "A gerência do Samu Regional por Consórcio Intermunicipal de Saúde" Foto Divulgação
Consórcio articula criar central para regulação regional única do Samu
Objetivo é descentralizar as bases das ambulâncias conforme o Plano Estadual
Conceição de Macabu - O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) está articulando o aprimoramento no atendimento prestado à população, através da implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Região Norte de Saúde. Um dos municípios beneficiados é Conceição de Macabu.
Na última segunda-feira (11) a equipe do Cidennf participou de encontro da Secretaria de Estado de Saúde para tratar do assunto; o tema foi "A gerência do Samu Regional por Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), sob a ótica da Regionalização", visando incentivar a gestão do Samu por meio de consórcios intermunicipais.
A iniciativa deu continuidade ao projeto "Samu 100% RJ", do governo do Estado, que estendeu o Samu a todas as regiões do Rio de Janeiro. As discussões foram ampliadas entre representantes de diversos consórcios públicos intermunicipais, com compartilhamento de experiências e desafios enfrentados na gestão do serviço em suas regiões.
O consórcio está em processo de implantação da Central de Regulação às Urgências e Emergências do Samu para atender a Região Norte de Saúde. Para tanto, tem realizado reuniões periódicas para discutir desde a atualização da grade de atendimentos até definições sobre a localização da Central, das viaturas avançadas e das bases descentralizadas.
Além de Conceição de Macabu, a área de abrangência do Cidennf no projeto compreende os municípios de Campos dos Goytacazes, Macaé, Carapebus, Quissamã, São Fidélis, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. “Estamos comprometidos em superar os desafios para garantir a eficácia do Samu na Região Norte de Saúde”, afirma o secretário executivo do consórcio, Vinicius Viana.
Viana admite que a colaboração entre os consórcios e a troca de experiências sejam fundamentais para o sucesso desse processo: “Estamos focados em oferecer um serviço de qualidade à população, e esse encontro foi uma oportunidade importante para alinhar esforços nesse sentido”, realça.
Segundo o secretário, todo esse trabalho foi encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde para o credenciamento dos dispositivos e a consolidação do financiamento do Samu na Rede de Urgência e Emergência: “O Samu 192 é uma iniciativa abrangente do ministério e do estado, buscando regionalizar as atividades de Saúde na Rede de Urgência e Emergência”, explica.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.