Jocelyne Rouch - Divulgação / Jocelyne Rouch
Jocelyne RouchDivulgação / Jocelyne Rouch
Por O Dia

Rio - A última semana da mostra "África(s). Cinema e Memória em Construção", na Caixa Cultural do Rio, terá uma presença de destaque nos debates: Jocelyne Rouch , viúva do cineasta francês Jean Rouch e presidenta da Fundação Rouch. Ela é convidada neste sábado, às 18h, para um bate-papo ao lado da pesquisadora Jusciele Oliveira e com a curadora Lúcia Ramos Monteiro.

Jean Rouch foi um cineasta-antropólogo bastante famoso por seu trabalho sobre povos africanos e um dos mais importantes realizadores no campo do filme etnográfico. Sua viúva, Jocelyne, participará de um debate após a exibição de "Makwayela" (1977), de Jean Rouch.

A mostra "África(s). Cinema e Memória em Construção" tem sua permanência no Rio de 20 de novembro a 2 de dezembro de 2018. De acordo com os organizadores, ela é uma homenagem ao cinema criado no contexto de independência e revolução dos países africanos.

Com curadoria da pesquisadora e professora Lúcia Ramos Monteiro, a programação conta com 42 filmes de diversos países e épocas, entre curtas, médias e longas-metragens. Também serão realizadas sessões acompanhadas de debates com cineastas e especialistas.

'África(s)' foi realizada justamente no mês da independência de Angola, conquistada em 11 de novembro de 1975. Dentre os títulos da programação, vários deles são ligados à data, como Monangambée (1968), de Sarah Maldoror, restaurado recentemente.

A influência dos processos de independência, explica a curadora Lúcia Ramos Monteiro, não se restringe aos temas das obras. "A experimentação de formatos e linguagens, presente em muitos dos filmes, também pode ser relacionada à descolonização do pensamento, a uma libertação dos paradigmas cinematográficos originalmente estipulados por cineastas homens e brancos, situados nos ‘centros’ geopolíticos tradicionais do cinema, como Estados Unidos e Europa”, aponta. 

Serviço:

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)

Data: 20 de novembro a 02 de dezembro de 2018 (terça-feira a domingo)

Horários: Consultar programação

Informações: (21) 3980-3815

Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.

Duração: Consultar programação

Classificação Indicativa: Consultar programação

Você pode gostar