Cristiane Machado - Rodrigo Lopes/Divulgação
Cristiane MachadoRodrigo Lopes/Divulgação
Por Gabriel Sobreira

Rio - Vítima de violência doméstica, Cristiane Machado decidiu virar essa página terrível de sua vida. O drama da atriz de 35 anos ganhou repercussão nacional e até internacional após a divulgação das imagens das agressões que sofreu do marido, o ex-diplomata Sérgio Schiller Thompson-Flores, que está preso. Ainda se recompondo dos dias de dor e sofrimento, a carioca resolveu contar seu drama em um livro para alertar outras mulheres.

"Já comecei a rascunhar o livro da história que vivi, relatar os medos, como a gente se engana e esses grandes dilemas femininos. Quando o criminoso é a pessoa que você ama, é muito difícil conseguir ter a coragem de sair de uma relação. Entender que é venenoso", conta Cristiane, que está no elenco do filme 'Quando Chega a Hora de Esquecer', estreia desta quinta-feira nos cinemas. "O título até combina com o momento que estou passando", brinca.

CAUSAS SOCIAIS

Além do livro, a atriz diz estar se engajando em causas sociais, como os movimentos 'Mexeu Com Uma Mexeu Com Todas' e 'Chega de Violência'. "A luta contra a violência doméstica é uma bandeira que já peguei para a minha vida, e vou tentar com minha história ajudar outras mulheres a superarem e se livrarem de um homem agressor", afirma ela, atualmente no ar na reprise da novela 'A Terra Prometida', da Record. Ano que vem, estará no filme de suspense 'Fear', rodado em Los Angeles e Porto Rico.

INSEGURANÇA

Apesar de o marido estar preso, ela não se sente segura. "Para ser bem sincera, o sistema judiciário e a polícia têm muito que evoluir. Eu tenho medo porque ele é um homem com poder, dinheiro. Ele pode estar preso agora, mas a gente não sabe até quando. E a segunda coisa é o que ele pode mandar fazer por mim aqui fora. Tenho medo pela minha integridade física, não saio sozinha, saio muito pouco", conta.

A atriz diz que não foi fácil expor uma situação pessoal, mas que chegou um momento em que precisava dar um basta à rotina de violência. "Infelizmente, pensam que estou interessada no dinheiro. Se fosse isso, continuaria apanhando. Optei pela minha vida, obviamente", frisa ela, que chegou a receber ameaças de gente próxima ao ex-companheiro. "Temos (ela e a pessoa que a ameaçou) uma audiência em fevereiro", revela.

As imagens das agressões que foram exibidas pelo 'Fantástico', da Globo, em 18 de novembro, geraram uma onda de comoção que impressionou Cristiane. O apoio do público, segundo ela, é o que a enche de coragem. "As pessoas me abraçam, falam que estão do meu lado, pedem para eu ser corajosa. Muitas dividem situações que passam e que vão ter coragem (de denunciar). Estou virando referência de luta para elas. Recebi mais de 400 mensagens", surpreende-se.

Ao colocar câmeras escondidas em diversas partes de seu quarto, Cristiane mostrou que estava pronta para quebrar o ciclo de abuso que virou sua relação. "Me segurei muito porque não queria estragar minha vida ou carreira. Mas ou eu sobrevivia ou eu sobrevivia. Teve uma hora que vi que não podia ter vergonha. Quem tem que ter vergonha é o agressor", defende.

SOBREVIVENTE

Cristiane diz que não podia ficar mais calada. "Tenho a chance de ter uma vida feliz e digna. Digo hoje que sou uma sobrevivente. Ele tentou me matar mesmo", emociona-se.

A atriz está com a audição comprometida porque teve o tímpano perfurado após sofrer dois fortes tapas no ouvido. "Como eu faço dublagem, prejudica o meu trabalho. A polícia me explicou que esse tapa é chamado de 'telefone'. Soube no hospital que estava com perfuração no tímpano e com um coágulo grande. Tenho que pingar remédio para desfazer o coágulo para depois fazer a audiometria e saber ao certo o quanto a audição foi afetada", detalha.

INSÔNIA

Após tudo o que passou, ela não consegue mais ter uma noite inteira de sono. "Não consigo dormir. Estou dormindo uma hora por dia, no máximo duas. Minha vida foi totalmente afetada. Não sei como estou vivendo. Acho que me enchi de coragem. (Isso tudo) deixou uma cicatriz na minha alma. Além das físicas, claro".

AMOR

Aos poucos, Cristiane pretende retomar suas atividades profissionais. "Quero voltar logo às novelas, amo fazer. Obviamente, não vou deixar a carreira internacional, agora que começou. Quero oportunidades", deseja ela, que também é jornalista, modelo e apresentadora.

Ainda acredita no amor? "Sempre fui muito romântica. Pensei que tinha encontrado o amor da minha vida, e olha o filme de terror que vivi! Estou totalmente em pânico, com medo, acoada, coagida, desconfiada. Confesso que nesse turbilhão é difícil acreditar (no amor), mas eu quero acreditar que exista", diz.

Você pode gostar
Comentários