Peça 'Ícaro' traz depoimentos de cadeirantes para a cena

Inspiração partiu da experiência do próprio artista gaúcho e de depoimentos de pessoas que conheceu depois que passou a usar cadeira de rodas

Por BRUNNA CONDINI

Ícaro
Ícaro -

Rio - Em cartaz até 16 de dezembro, no Teatro Poeirinha, em Botafogo, o espetáculo 'Ícaro', com o ator e autor Luciano Mallmann, traz para a cena depoimentos de cadeirantes, misturando ficção e realidade.

A inspiração partiu da experiência do próprio artista gaúcho e de depoimentos de pessoas que conheceu depois que passou a usar cadeira de rodas. Luciano ficou paraplégico após uma queda durante um exercício de acrobacia área em tecido.

Dirigida por Liane Venturella, a peça valoriza a interpretação e surpreende pela forma com que o ator explora o corpo durante as cenas. A precisão dos movimentos foi um elemento fundamental para expressar as limitações físicas de cada personagem.

No palco, vemos a modelo, o lutador, a mãe, o ator e o acrobata. Luciano Mallmann exalta a diversidade humana e aborda temas como preconceito, resiliência, relações familiares e amorosas, suicídio, maternidade e gravidez.

"Por trás da deficiência existe uma pessoa que tem histórias. Isso é o mais importante e também o que provoca a identificação com a plateia", diz o ator.

"A peça desperta essa quebra de paradigma. Não adianta nada os cadeirantes estarem integrados à sociedade, mas sempre serem vistos de forma diferente", conclui Luciano Mallmann.

Serviço

TEATRO POEIRINHA. Rua São João Batista 174, Botafogo.R$ 40. Qui a sáb, às 21h. Dom, às 19h. 70 min. 14 anos. Até 16 de dezembro.

Comentários

Últimas de Diversão